A utilização da plataforma asterisk na Fatec de Praia Grande

Autores

  • César Augusto Franco Faculdade de Tecnologia de Praia Grande
  • Danilo Borges Oliveira Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

PABX IP, Asterisk, VoIP, ToIP, Voz sobre IP, Telefonia IP

Resumo

A evolução tecnológica no campo das telecomunicações tem avançado na direção da convergência entre as áreas da comunicação de voz e de dados. O conceito de voz sobre protocolo de Internet, ou VoIP, tem se tornado cada vez mais importante para a simplificação das infraestruturas e para a redução dos altos custos de comunicação. Esse conceito aplicado no campo da telefonia nos traz outro ainda mais recente, o da telefonia IP, ou ToIP, que transforma a antiga central telefônica privada na moderna PABX IP. Destaca-se aí o Asterisk, software livre de Telefonia IP, cujo uso tem se tornado cada vez mais frequente e motivador. O escopo deste trabalho é o relato da bem-sucedida experiência de migração entre essas plataformas na Faculdade de Tecnologia da Praia Grande, apresentando o seu cenário, típico às empresas em geral, destacando as tecnologias estudadas e escolhidas, detalhando toda a evolução da sua aplicação, com suas dificuldades e ações de contorno e conferindo seus resultados atuais, bem como prevendo as vantagens futuras, com a expansão da aplicação deste conceito a outras unidades do Centro Paula Souza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GOMILLION, David; DEMPSTER, Barrie, Building Telephony Systems with Asterisk, London, 2005. Disponível em <http://www.free-ebook-download.net/free-programing-ebook-download/2911-building-telephony-systems-asterisk.html>. Acesso em: 23/02/2010.

KELLER, Alexandre. Asterisk na prática. São Paulo: Novatec, 2009.

MEGGELEN, Jim Van; SMITH, Jared; MADSEN, Leif. Asterisk O Futuro da Telefonia. Rio de Janeiro: AltaBooks, 2005.

OLIVEIRA, Danilo Borges de. A UTILIZAÇÃO DA TELEFONIA IP EM REDES PRIVADAS COM A PLATAFORMA ASTERISK. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios) – Faculdade de Tecnologia de Praia Grande, Praia Grande, 2011. [Orientador: Prof. César Augusto Franco].

ZIMMERMANN, Afonso. Jan. 2009. Edição Manual de Contextos no Disc-OS. Disponível em: < www.disc-os.org/e107/request.php?22> Acesso em: 01/03/2010.

Publicado

2011-10-01

Como Citar

FRANCO, C. A.; OLIVEIRA, D. B. A utilização da plataforma asterisk na Fatec de Praia Grande. Revista Processando o Saber, v. 3, p. 08-20, 1 out. 2011.

Edição

Seção

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas