Inovação tecnológica e a inclusão escolar

o caminho para a equidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15477654

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Tecnologia assistiva, inclusão escolar, ensino fundamental, desafios educacionais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a relação entre tecnologia e inclusão educacional no contexto das escolas públicas brasileiras, com foco nas práticas pedagógicas voltadas para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com professores que atuam diretamente com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), abordando desafios, estratégias de adaptação e o uso de tecnologias assistivas. A partir de uma análise qualitativa das respostas obtidas através de um formulário aplicado aos docentes, o estudo revela que, apesar do reconhecimento do potencial transformador da tecnologia, a sua utilização enfrenta limitações significativas devido à escassez de recursos, infraestrutura inadequada e a falta de formação específica dos professores. A pesquisa também destaca que a colaboração entre escola, família e profissionais especializados é fundamental para o sucesso da inclusão escolar, mas que ainda existem lacunas no apoio institucional e nos investimentos necessários para garantir uma educação inclusiva de qualidade. Conclui-se que, embora a tecnologia tenha o potencial de transformar o processo educacional, a efetiva inclusão escolar depende de esforços coordenados entre professores, gestores, políticas públicas e a sociedade para superar as barreiras estruturais e promover a equidade educacional.

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Publicado

2025-06-06

Como Citar

SANTOS, B. S.; SANTANA, T. N. da S.; … ROMANO, S. M. V.; Inovação tecnológica e a inclusão escolar: o caminho para a equidade. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 17, n. 01, 133-148, 6 jun. 2025. DOI 10.5281/zenodo.15477654. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/386. Acesso em: 1 jul. 2025.