O surdo no mercado de trabalho

Autores

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Surdo, Inclusão, Libras

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo, analisar os principais desafios que profissionais surdos podem se deparar, no mercado de trabalho, bem como, destacar as barreiras do acesso e permanência desse público no campo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, com respaldo nos seguintes autores: Graeff (2006), Zalasaki e Budde (2021), Bedin e Barreira (2022), entre outros. Os resultados ponderam, que a inclusão, tanto implementada na legislação, não se efetiva na prática. Algumas empresas buscam cumprir as cotas, movidas pela força da lei, deixando, assim, de propiciar condições para que o surdo alcance bons patamares, dentro da corporação. Para se efetivar a inclusão do surdo, no mercado de trabalho, torna-se necessário o incentivo e a transformação social, que reconheça a importância da presença deste profissional, como também, a adaptação necessária, reconhecendo a surdez não como um obstáculo. O investimento principalmente na comunicação, por meio da língua de sinais, propicia passos importantes a serem dados, já que, a maior dificuldade de adaptação do surdo está relacionada, à comunicação com os demais pares dentro do ambiente, assim como, o acesso às informações da empresa.

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Referências

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

VERETA, C.; STREIECHEN, E. O surdo no mercado de trabalho. Revista Processando o Saber, v. 16, n. 01, p. 13-24, 4 jun. 2024.