Inteligência Artificial aplicada à educação

Contribuição nas avaliações formativas de aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Avaliação formativa, Educação

Resumo

Considerando o rápido avanço da inteligência artificial, é essencial compreender como os educadores podem aplicar as suas estratégias para apoiar o sucesso académico dos seus alunos, particularmente em ambientes académicos onde muitas vezes há infraestrutura limitada para a utilização de recursos tecnológicos em salas de aula . A IA já está sendo um elemento essencial de nossas vidas, e sua influência está sendo visível na educação. Com o intuito de realizar uma revisão integrativa da literaturas sobre Inteligência Artificial na Educação, esta pesquisa buscou estudos nas bases de pesquisa do Google acadêmico, Periódicos Capes e Scielo, utilizando um método integrado com os descritores especificados , Inteligência Artificial , educação , avaliação formativa e aprendizagem

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Biografia do Autor

Vitor Manuel Gonçalves, Intituto Politécnico de Bragança - IPB

Professor do Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação e Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Doutorou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e fez mestrado em Tecnologia Multimédia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciou-se em Informática de Gestão na Universidade do Minho. Principais áreas: Tecnologias Educacionais, Empreendedorismo, Gestão de Projetos.

Armando Sérgio de Aguiar Filho, Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Armando Sérgio de Aguiar Filho possui Doutorado em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. É Mestre em Administração, ênfase em Gestão da Informação, pela Fundação João Pinheiro/MG. Fez MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/MG e Especialização em Marketing pela Fundação João Pinheiro/MG. É Graduado em Comunicação Social/Habilitação Publicidade & Propaganda pelo UNIBH/MG. Tem experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas temáticas de marketing, empreendedorismo, inovação, aprendizagem e compartilhamento. Na carreira acadêmica tem mais de 20 anos de experiência, tendo produzido considerável número de trabalhos completos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Na sua trajetória vem desenvolvendo atividades de coordenação, docência, pesquisa e extensão em instituições de destaque como FUMEC, Promove, UNIBH e PUC Minas. Desde 2017 é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC, sendo designado como Coordenador do Programa a partir de fevereiro de 2022. No âmbito de mercado possui sólida atuação como gestor de comunicação e marketing no comércio, indústria e consultoria. Desde 2015 atua fortemente com atividades relacionadas ao estudo, desenvolvimento e acompanhamento de indicadores de performance acadêmica. É Avaliador do INEP/MEC para atos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação presencial e EaD e colaborador do BNI para elaboração e revisão de itens.

Elizama das Chagas Lemos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2019), mestre em Sistemas e Computação pela UFRN (2011), possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e em Tecnologia em Desenvolvimento de Software - pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2008). Membro do grupo de pesquisa Multireferencialidade, Educação e Linguagem desde 2015. Atualmente trabalha como professora da disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no IFRN e compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT). Sua produção acadêmica e profissional concentra-se nas áreas de Educação, Comunicação Social e Ciências da Computação, com ênfase nos temas relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação.

Luiz Cláudio Gomes Maia, Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, graduado em Ciência da Computação pela FUMEC, licenciatura em Pedagogia pela UEMG e licenciatura em Letras pela UFMG. Atualmente é professor da Universidade FUMEC em disciplinas dos cursos de graduação em TI e no programa de mestrado e doutorado em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento. Atuou em empresas como Terra Networks, TOTVS e Itambé. Atua principalmente nos seguintes temas: algoritmos computacionais, inteligência artificial, internet das coisas, tecnologia da informação, recuperação da informação e gestão do conhecimento. 

Referências

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

XAVIER, C. C. P.; GONÇALVES, V. M.; FILHO, A. S. DE A.; LEMOS, E. DAS C.; MAIA, L. C. G. Inteligência Artificial aplicada à educação: Contribuição nas avaliações formativas de aprendizagem. Revista Processando o Saber, v. 16, n. 01, p. 44-56, 4 jun. 2024.