Inteligência Artificial aplicada à educação
Contribuição nas avaliações formativas de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14225907Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Avaliação formativa, EducaçãoResumo
Considerando o rápido avanço da inteligência artificial, é essencial compreender como os educadores podem aplicar as suas estratégias para apoiar o sucesso académico dos seus alunos, particularmente em ambientes académicos onde muitas vezes há infraestrutura limitada para a utilização de recursos tecnológicos em salas de aula . A IA já está sendo um elemento essencial de nossas vidas, e sua influência está sendo visível na educação. Com o intuito de realizar uma revisão integrativa da literaturas sobre Inteligência Artificial na Educação, esta pesquisa buscou estudos nas bases de pesquisa do Google acadêmico, Periódicos Capes e Scielo, utilizando um método integrado com os descritores especificados , Inteligência Artificial , educação , avaliação formativa e aprendizagem
Downloads
Referências
ALLAL, L.; CARDINET, J.; PERRENOUD, P. A avaliação formativa num
ensino diferenciado. Coimbra: Livraria Almedina, 1986.
Avaliação automatizada com IA: Melhorando a eficiência e a imparcialidade na educação, https://www.estudiosite.com.br/, Acesso em: 11 nov. 2023
BARCELOS, Letícia Ferreira; DA SILVA, Juliana Lilis. Utilização de chatbot no auxílio ao processo de ensino/aprendizagem. Revista do COMINE, v. 3, n. 2, p. 07-19, 2019. Disponível em https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocomine/article/view/922. Acesso em: 18 nov. 2023.
BARREIRA, C.; BOAVIDA, J.; ARAÚJO, N. Avaliação formativa: Novas formas de ensinar e aprender. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S. l.], n. 40-3, p. p. 95-133, 2006. DOI: 10.14195/1647-8614_40-3_4. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_40-3_4. Acesso em: 27 nov. 2023.
CASEIRO, C. C. F.; GEBRAN, R. A. AVALIAÇÃO FORMATIVA: CONCEPÇÃO, PRÁTICAS E DIFICULDADES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v15i16.181. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/181. Acesso em: 27 nov. 2023.
GIRAFFA, L.; KHOLS-SANTOS, P. Inteligência Artificial e Educação: conceitos, aplicações e implicações no fazer docente. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 116–134, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p116. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48127. Acesso em: 18 nov. 2023.
LARISANE KUYVEN, N.; ANDRÉ ANTUNES, C.; JOÃO DE BARROS VANZIN, V.; LUIS TAVARES DA SILVA, J.; LOUREIRO KRASSMANN, A.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. Chatbots na educação: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86019 . Acesso em: 18 nov. 2023
MARTINS, Rodrigo Henrique; VIANA, Helena Brandão. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO. Internet Latent Corpus Journal, v. 12, n. 2, p. 127-139, 2022 .Disponível em, vol. 12 n.º 2 (2022): AUTOMAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES | Internet Latent Corpus Journal (ua.pt), acesso em 16 nov. 2022
PRENSKY, Mark. From digital natives to digital wisdom: hopeful essays for 21st century education. Corwin: Sage Company, 2012.
PEREIRA, Guilherme Vota. A inteligência artificial aplicada na educação. 2012. Disponível em Inteligência Artificial e Educação: conceitos, aplicações e implicações no fazer docente | Educação em Análise (uel.br), acesso em 16 nov. 2023.
PICÃO, F. F. .; GOMES, L. F. .; ALVES, L. .; BARPI, . O. .; LUCCHETI, . T. A. . INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: COMO A IA ESTÁ MUDANDO A MANEIRA COMO APRENDEMOS E ENSINAMOS. Revista Amor Mundi, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 197–201, 2023. DOI: 10.46550/amormundi.v4i5.254. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/254. Acesso em: 16 nov. 2023.
SILVEIRA, L. S. da; SANTOS, R. T. dos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. DOI: 10.35699/2237-6658.2023.26785. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/26785. Acesso em: 11 dez. 2023.
Sidney Lopes Sanchez Junior, Rodger Roberto Alves de Sousa, & Antonio Rodrigues Sobrinho Filho. (2023). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EDUCACIONAL: APLICAÇÃO DE IA PARA MELHORAR A EFICÁCIA DO ENSINO, FORNECER FEEDBACK INSTANTÂNEO E IDENTIFICAR DIFICULDADES DOS ALUNOS. VISTACIEN REVISTA CIÊNCIA DO CONHECIMENTO, 1(1), 217–232. Disponível em : https://doi.org/10.5281/zenodo.8274648. Acesso em: 18 nov. 2023.
Vicari, R. M. (n.d.) Inteligência Artificial aplicada à Educação. Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/inteligênciaartificial/. Acesso em: 18 nov. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Revista Processando o Saber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.