A trajetória e o futuro das línguas estrangeiras nas Fatecs

surgimento, consolidação e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15498379

Palavras-chave:

Línguas Estrangeiras, Programa de Línguas, Centro Paula Souza, Perspectivas Futuras

Resumo

O artigo objetiva mostrar como o percurso de implantação das línguas estrangeiras se efetivou nos Cursos Superiores de Tecnologia das Fatecs e de que maneira essas disciplinas evidenciam o arrojamento e a contextualização curricular da instituição. Para a pesquisa, foram adotados como procedimentos metodológicos a realização de entrevistas qualitativas semiestruturadas com professores e coordenadores envolvidos na reestruturação curricular ou ainda da área de línguas e consulta de materiais bibliográficos como normativas do Centro Paula Souza, relatórios, informativos, teses, dissertação e artigos acadêmicos a respeito das atividades realizadas pela equipe de idiomas. Ao longo do texto, discorremos acerca da elaboração do Projeto de Línguas, da criação e resultados atuais dos exames de nivelamento e rendimento de inglês e espanhol, da implantação e alcance dos Projetos Colaborativos Internacionais e também das perspectivas futuras para a área de línguas nas Fatecs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVARENGA, M. B. et al., Exame de entrada para alunos ingressantes no ensino superior tecnológico: uma experiência na preparação de um piloto. In: CONSOLO, D; GATTOLIN, S.; SILVA, V. (orgs.). Perspectivas em avaliação no ensino e na aprendizagem de línguas: pesquisas e encaminhamentos na formação e na prática docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017, p. 207-236.

BEELEN, J; JONES, E. Redefining internationalisation at home. In: CURAJ, A.; MATEI, L.; PRICOPIE, R.; SALMI, J.; SCOTT, P. (Eds.). The European higher education area: Between critical reflections and future policies. Dordrecht: Springer, 2015.

CENTRO PAULA SOUZA. Projeto Pedagógico de Curso: Secretariado e Assessoria Internacional. 2021.

CORTELAZZO, A. Trajetória do ensino de línguas nas Fatecs e o projeto de reestruturação curricular. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 25 de julho de 2024.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUBER, M.W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2ª ed. Petrópolis: Vozes; 2003, p. 64-89.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

GRITTI, N. H. S. Participação no projeto de reestruturação curricular das línguas nas Fatecs e nos PCIs. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 14 de agosto de 2024.

GUALDA, L. C.; SANTOS, M. C. O ensino de língua espanhola nas Fatecs: percurso histórico e atualidade. In: Encontro de Professores de Espanhol: Paradigmas da Educação Profissional e Tecnológica Parte 2. São Paulo: CPS Centro Paula Souza, 2024, p. 35-49.

GUAZI, T. S. Diretrizes para o uso de entrevistas semiestruturadas em investigações científicas. In: Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, v. 2, p. 1-20, 2021.

JORGE, M. L. S. Línguas estrangeiras em evidência: formação de professores, justiça social e letramentos. In: FERREIRA, Maria Cristina Faria Dalacorte; REICHMANN, Carla Lynn; ROMERO, Tania Regina de Souza (Orgs.). Construções Identitárias de Professores de Línguas. Campinas: Pontes, 2016.

MANZINI, E. J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: Seminário internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos. Anais. Bauru, v. 2, 2004, p. 1-10.

_________. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003. p.11-25.

MARTINS, T. H. B. Participação no processo de criação dos exames de proficiência. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 25 de julho de 2024.

OLIVEIRA, L. S. A plataforma onde os exames de proficiência estão inseridos: como se deu o desenvolvimento, manutenção e suporte. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 01 de agosto de 2024.

PASCHOALINI, D. R. Participação no projeto de reestruturação curricular das línguas nas Fatecs e perspectivas futuras. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 31de julho de 2024.

RAMOS, S. T. M.; Trajetória do ensino de línguas nas Fatecs e o projeto de reestruturação curricular. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 12 de julho de 2024.

RAMOS, S. T. M.; TEIXEIRA, M. Relatório do Projeto de Línguas: Inglês. Cesu. São Paulo, 2013.

RIBEIRO, M. M. da S.; BARÇANTE, M. Exames de proficiência no Ensino Superior Tecnológico: resultados comparativos em dois momentos. Revista CBTecLE, v. 1, n.1. 2017, p. 345–359.

SÃO PAULO. Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Portaria CEETEPS-GDS 2338, de 30 de outubro de 2018. Diário Oficial do Estado de São Paulo. Poder Executivo, Seção 1, São Paulo128 (208). Disponível em https://bkpsitecpsnew.blob.core.windows.net/uploadsitecps/sites/195/2024/02/Portaria-CEETEPS-GDS-2338-_-2018-10-30-003-1.pdf

Acessado em 02 de março de 2025.

SILVA, G.R.F; MACÊDO, K.N.F; REBOUÇAS, C.B.A; SOUZA, A.M.A. Entrevista como técnica de pesquisa qualitativa. In: Online Brazilian Journal of Nursing. Janeiro, 2006, p. 246-257.

SUCCI JUNIOR, O. Relatório da equipe dos Projetos Colaborativos Internacionais da Cesu. 2º Trimestre de 2024. Cesu. São Paulo, 2024, p. 1-15.

________. Projetos colaborativos internacionais na unidade de ensino superior de graduação: a evolução dos intercâmbios virtuais no Centro Paula Souza. In: REGIT – Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia. V. 14, n. 2, p. 126-140, jul/dez 2020.

TEIXEIRA, M. Participação no projeto de reestruturação curricular das línguas nas Fatecs e perspectivas futuras. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda e Michelle Santos em 22 de agosto de 2024a.

TEIXEIRA, M. Informativo acerca das áreas e atribuições do Eixo de Línguas e Projetos Internacionais. Cesu. Apresentado ao Diretor Acadêmico-Pedagógico André Luiz Braun Galvão. São Paulo, julho, 2024b.

TEIXEIRA, M.; RIBEIRO, M. M. S. Relatório de aplicação de Exame de Rendimento 2024-2. Cesu. São Paulo, julho de 2024, p. 1-12.

VALIM, M. A. G. Participação no projeto de reestruturação curricular das línguas nas Fatecs. Entrevista cedida a Linda Catarina Gualda, Mariane Teixeira e Michelle Santos em 15 de julho de 2024.

Publicado

2025-06-06

Como Citar

GUALDA, L. C.; A trajetória e o futuro das línguas estrangeiras nas Fatecs: surgimento, consolidação e perspectivas. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 17, n. 01, 239-260, 6 jun. 2025. DOI 10.5281/zenodo.15498379. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/400. Acesso em: 1 jul. 2025.