Habilidades envolvidas no processo de alfabetização e letramento

A perspectiva dos documentos curriculares

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular do Paraná, Habilidades essenciais

Resumo

Considerando o persistente fracasso escolar da alfabetização no Brasil, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos documentos curriculares aprovados em âmbito nacional e estadual, respectivamente: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações (RCP). A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como análise documental. Foi realizada também revisão narrativa de literatura com base nos estudos de Soares (2009; 2020; 2022), Klein (2012), Soares e Batista (2005), Sebra e Dias (2011) e Foucambert (1994) acerca da alfabetização e do letramento, bem como adaptação de procedimentos da revisão sistemática de literatura para o mapeamento de produções publicadas sobre o tema no período de 2015 a 2023. Os estudos realizados apontam fragilidades no processo de alfabetização e letramento, além de contradições nos documentos curriculares. A base prática da pesquisa foi construída a partir da implementação de atividades de alfabetização e letramento do Manual Didático de Praxedes e Araújo (2023), desenvolvidas em uma turma de 2º ano da rede municipal de Cornélio Procópio. Os resultados evidenciam que a integração de atividades contextualizadas contribuem para a aprendizagem das habilidades de leitura e escrita dos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Felipe Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). 

Roberta Negrão Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Educação Básica da rede estadual do Paraná. Docente permanente do Programa de Pós graduação em Ensino da UENP (PPGEN). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas educacionais-GEPEDUC.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

MARSON, J.; PEREIRA, M. E. F.; ARAÚJO, R. N. Habilidades envolvidas no processo de alfabetização e letramento: A perspectiva dos documentos curriculares. Revista Processando o Saber, v. 16, n. 01, p. 273-286, 4 jun. 2024.