Habilidades envolvidas no processo de alfabetização e letramento
A perspectiva dos documentos curriculares
Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular do Paraná, Habilidades essenciaisResumo
Considerando o persistente fracasso escolar da alfabetização no Brasil, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos documentos curriculares aprovados em âmbito nacional e estadual, respectivamente: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações (RCP). A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como análise documental. Foi realizada também revisão narrativa de literatura com base nos estudos de Soares (2009; 2020; 2022), Klein (2012), Soares e Batista (2005), Sebra e Dias (2011) e Foucambert (1994) acerca da alfabetização e do letramento, bem como adaptação de procedimentos da revisão sistemática de literatura para o mapeamento de produções publicadas sobre o tema no período de 2015 a 2023. Os estudos realizados apontam fragilidades no processo de alfabetização e letramento, além de contradições nos documentos curriculares. A base prática da pesquisa foi construída a partir da implementação de atividades de alfabetização e letramento do Manual Didático de Praxedes e Araújo (2023), desenvolvidas em uma turma de 2º ano da rede municipal de Cornélio Procópio. Os resultados evidenciam que a integração de atividades contextualizadas contribuem para a aprendizagem das habilidades de leitura e escrita dos estudantes.
Downloads
Referências
BORTOLANZA, Ana Maria Esteves; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues. Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 25, p. 958-983, jul. 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46452/24949. Acesso em: 18 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; COSTA, Dania Monteiro Vieira; PEROVANO, Nayara Santos. Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pro-Posições, Campinas, v. 31, p. 1-21, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0110. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/SSfgKgXvXK5VDq6GqfGfwhK/?lang=pt. Acesso em: 18 mar. 2023.
GONÇALVES, Hortência de Abreu; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz; NASCIMENTO, Kathia Cilene Santos. Revisão sistemática e metanálise: níveis de evidência e validade científica. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [s. l], v. 05, n. 03, p. 193-211, nov. 2015. Anual. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8831/2/RevisaoSistematicaMetanalise.pdf. Acesso em: 09 set. 2023.
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Base nacional comum curricular (BNCC): comentários críticos. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 1, n. 2, p. 174-190, jul/dez, 2015. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/68/51. Acesso em: 15 jun. 2023
GUILLEN, Cássia Helena; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A alfabetização nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o que mudou de 1997 a 2017. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 259, p. 567-582, 31 dez. 2020. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3910. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3910/3867. Acesso em: 18 mar. 2023.
KLEIN, Ligia Regina. Alfabetização: quem tem medo de ensinar? 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 160 p.
LUZ, Evelyn Clara; CAXIADO, Geise Hellen da Silva; AZEVEDO, Nair Correia Salgado de. Habemus Base?: reflexões sobre o processo de alfabetização na base nacional comum curricular. Colloquim Humanarum, Presidente Prudente, v. 18, n. 1, p. 133-146, 10 set. 2021. Anual. Associacao Prudentina de Educacao e Cultura (APEC). http://dx.doi.org/10.5747/ch.2021.v18.h515. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4042/3308. Acesso em: 18 mar. 2023.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, PR: SEED/PR, 2018. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
PERTUZATTI, Ieda; DICKMANN, Ivo. Alfabetização e letramento nas políticas públicas: convergências e divergências com a base nacional comum curricular (bncc). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.L.], v. 27, n. 105, p. 777-795, dez. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701479. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/GGNmqXFDsbhqb565F5Vbmxc/?lang=pt. Acesso em: 18 mar. 2023.
PRAXEDES, Jennifer Guimarães; ARAÚJO, Roberta Negrão de. Manual didático pedagógico: atividades para alfabetização e letramento a partir dos textos de tradição oral. 2023. 79 f. Produto Educacional. Programa de Pós Graduação em Ensino. Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2023. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739619. Acesso em: 22 set. 2023.
SANTOS, Eloise Andréia dos; RIBEIRO, Ellen Lisbôa Moreira. Concepções de alfabetização nas DCNs e na BNCC: duas linhas paralelas ou convergentes?. Working Papers em Linguística, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 50-77, 21 maio 2021. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1984-8420.2021e71342. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/71342/45982. Acesso em: 18 mar. 2023.
SOARES, Magda; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e Letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. (E-book). 64p. Disponível em: https://livrosabertos.fae.ufmg.br/index.php/produto/alfabetizacao-e-letramento/. Acesso em: 07 abr 2023.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 128 p.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2022. 377 p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Revista Processando o Saber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.