Habilidades envolvidas no processo de alfabetização e letramento

A perspectiva dos documentos curriculares

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular do Paraná, Habilidades essenciais

Resumo

Considerando o persistente fracasso escolar da alfabetização no Brasil, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos documentos curriculares aprovados em âmbito nacional e estadual, respectivamente: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações (RCP). A metodologia desta pesquisa caracteriza-se como análise documental. Foi realizada também revisão narrativa de literatura com base nos estudos de Soares (2009; 2020; 2022), Klein (2012), Soares e Batista (2005), Sebra e Dias (2011) e Foucambert (1994) acerca da alfabetização e do letramento, bem como adaptação de procedimentos da revisão sistemática de literatura para o mapeamento de produções publicadas sobre o tema no período de 2015 a 2023. Os estudos realizados apontam fragilidades no processo de alfabetização e letramento, além de contradições nos documentos curriculares. A base prática da pesquisa foi construída a partir da implementação de atividades de alfabetização e letramento do Manual Didático de Praxedes e Araújo (2023), desenvolvidas em uma turma de 2º ano da rede municipal de Cornélio Procópio. Os resultados evidenciam que a integração de atividades contextualizadas contribuem para a aprendizagem das habilidades de leitura e escrita dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Felipe Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). 

Roberta Negrão Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Educação Básica da rede estadual do Paraná. Docente permanente do Programa de Pós graduação em Ensino da UENP (PPGEN). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas educacionais-GEPEDUC.

Referências

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues. Diferentes perspectivas de alfabetização a partir da Base Nacional Comum Curricular: concepções e desafios. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 25, p. 958-983, jul. 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46452/24949. Acesso em: 18 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; COSTA, Dania Monteiro Vieira; PEROVANO, Nayara Santos. Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pro-Posições, Campinas, v. 31, p. 1-21, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0110. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/SSfgKgXvXK5VDq6GqfGfwhK/?lang=pt. Acesso em: 18 mar. 2023.

GONÇALVES, Hortência de Abreu; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz; NASCIMENTO, Kathia Cilene Santos. Revisão sistemática e metanálise: níveis de evidência e validade científica. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [s. l], v. 05, n. 03, p. 193-211, nov. 2015. Anual. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8831/2/RevisaoSistematicaMetanalise.pdf. Acesso em: 09 set. 2023.

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Base nacional comum curricular (BNCC): comentários críticos. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória, v. 1, n. 2, p. 174-190, jul/dez, 2015. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/68/51. Acesso em: 15 jun. 2023

GUILLEN, Cássia Helena; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A alfabetização nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o que mudou de 1997 a 2017. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 259, p. 567-582, 31 dez. 2020. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3910. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3910/3867. Acesso em: 18 mar. 2023.

KLEIN, Ligia Regina. Alfabetização: quem tem medo de ensinar? 6. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 160 p.

LUZ, Evelyn Clara; CAXIADO, Geise Hellen da Silva; AZEVEDO, Nair Correia Salgado de. Habemus Base?: reflexões sobre o processo de alfabetização na base nacional comum curricular. Colloquim Humanarum, Presidente Prudente, v. 18, n. 1, p. 133-146, 10 set. 2021. Anual. Associacao Prudentina de Educacao e Cultura (APEC). http://dx.doi.org/10.5747/ch.2021.v18.h515. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4042/3308. Acesso em: 18 mar. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, PR: SEED/PR, 2018. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/referencial_curricular_parana_cee.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

PERTUZATTI, Ieda; DICKMANN, Ivo. Alfabetização e letramento nas políticas públicas: convergências e divergências com a base nacional comum curricular (bncc). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.L.], v. 27, n. 105, p. 777-795, dez. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701479. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/GGNmqXFDsbhqb565F5Vbmxc/?lang=pt. Acesso em: 18 mar. 2023.

PRAXEDES, Jennifer Guimarães; ARAÚJO, Roberta Negrão de. Manual didático pedagógico: atividades para alfabetização e letramento a partir dos textos de tradição oral. 2023. 79 f. Produto Educacional. Programa de Pós Graduação em Ensino. Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2023. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739619. Acesso em: 22 set. 2023.

SANTOS, Eloise Andréia dos; RIBEIRO, Ellen Lisbôa Moreira. Concepções de alfabetização nas DCNs e na BNCC: duas linhas paralelas ou convergentes?. Working Papers em Linguística, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 50-77, 21 maio 2021. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1984-8420.2021e71342. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/71342/45982. Acesso em: 18 mar. 2023.

SOARES, Magda; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e Letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. (E-book). 64p. Disponível em: https://livrosabertos.fae.ufmg.br/index.php/produto/alfabetizacao-e-letramento/. Acesso em: 07 abr 2023.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 128 p.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2022. 377 p.

Publicado

2024-06-04

Como Citar

MARSON, J.; PEREIRA, M. E. F.; … ARAÚJO, R. N.; Habilidades envolvidas no processo de alfabetização e letramento: A perspectiva dos documentos curriculares. Revista Processando o Saber, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 01, 273-286, 4 jun. 2024. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/370. Acesso em: 22 nov. 2024.