Inteligência artificial na educação contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15477436

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação, Tecnologia Educacional, Inovação Pedagógica, Aprendizagem Personalizada

Resumo

A ascensão da Inteligência Artificial (IA) tem promovido transformações significativas no campo educacional, impactando práticas pedagógicas, processos de aprendizagem e a formação de educadores. Este artigo examina as aplicações da IA na educação, destacando seus benefícios e desafios, com base em uma revisão bibliográfica de estudos recentes. Busca-se compreender como a IA está remodelando o cenário educacional contemporâneo e quais são as implicações éticas e práticas dessa integração.

           

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Santos, Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC

Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe Membro da Associação Brasileira de Autoimunidade Docente Pesquisador em Educação e Neurociência aplicada ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências Student Membership International Society for Telemedicine and eHealth -EUA e Membro da ABTms - Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde.

Referências

CARDOSO, T.; ALMEIDA, S. Literacia de prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. Revista de Educação e Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 45-60, 2023.

CHAN, C. K. Y.; TSI, L. H. Y. The AI Revolution in Education: Will AI Replace or Assist Teachers in Higher Education? arXiv preprint, arXiv:2305.01185, 2023.

DENNY, P.; LEINONEN, J.; PRATHER, J.; LUXTON-REILLY, A.; AMAROUCHE, T.; BECKER, B. A.; REEVES, B. N. Promptly: Using Prompt Problems to Teach Learners How to Effectively Utilize AI Code Generators. arXiv preprint, arXiv:2307.16364, 2023.

DURSO, S. O.; ARRUDA, E. P. Reflexões sobre a aplicação da Inteligência Artificial na educação e os seus impactos para a atuação docente. Educação em Revista, v. 38, n. 2, p. 1-10, 2022.

EDU DIGITAL. Inteligência Artificial na Educação: desafios, benefícios e boas práticas para professores, alunos e instituições. Disponível em: https://edugital.com.br.

FOLHA DE PERNAMBUCO. Inteligência Artificial nas escolas brasileiras: dos desafios ao impacto social. Disponível em: https://www.folhape.com.br.

GALIMBERTI, U. Psiche e Techne, o homem na idade da técnica. São Paulo: Paulus, 2006.

GIRAFFA, L. M. M.; KOHLS-SANTOS, V. Inteligência Artificial e Educação: conceitos, aplicações e implicações no fazer docente. Educação em Análise, v. 8, n. 1, p. 1-15, 2023.

HARARI, Y. Homodeus, uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Tradução de Marco Aurélio Werle. Scientia Estudia, v. 5, n. 3, 2007.

INSTITUTO SINGULARIDADES. Inteligência Artificial na Educação: quais são os desafios, possibilidades e as melhores práticas? Disponível em: https://blog.institutosingularidades.edu.br

LIMA, J. J. A. O.; GUIMARÃES JUNIOR, J. C.; SANTOS, C. A. F.; SILVA, E. F.; SCHMIDT, F. L. A.; COSTA, H. C. M.; PERES, M. A. S. O papel dos professores na era da IA: Colaboração ou substituição? Revista de Ciências Humanas, v. 28, n. 132, p. 1-15, 2024.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

MONTEIRO, A. P.; SILVA, R. T.; ALMEIDA, J. C. Inteligência Artificial na educação: uma revisão sistemática e abrangente dos benefícios e desafios. Cadernos de Pedagogia, v. 21, n. 1, p. 57, 2024.

NASCIMENTO, J. L. A. O impacto da Inteligência Artificial na educação: uma análise do potencial transformador do ChatGPT. Revista Educação e Tecnologia, v. 8, p. 1506-1525, 2023.

NYLAND, J. J. A. O. L.; GUIMARÃES JUNIOR, J. C.; SANTOS, C. A. F.; SILVA, E. F.; SCHMIDT, F. L. A.; COSTA, H. C. M.; PERES, M. A. S. O papel dos professores na era da IA: Colaboração ou substituição? Revista de Ciências Humanas, v. 28, n. 132, p. 1-15, 2024.

PORAYSKA-POMSTA, K. From Algorithm Worship to the Art of Human Learning: Insights from 50-year journey of AI in Education. arXiv preprint, arXiv:2403.05544, 2024.

SAMPAIO, R. C.; NICOLÁS, M. A.; JUNQUILHO, T. A.; SILVA, L. R. L.; FREITAS, C. S.; TELLES, M.; TEIXEIRA, J. S. ChatGPT and other AIs will change all scientific research: initial reflections on uses and consequences. SciELO Preprints. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.6686, 2023.

TELES, J. F. J.; LIMA, U. F.; LEME, M. D.; MORAES, L. S.; COSTA, J. B.; BARROS, D. M.; SOUSA, M. A. M. A.; OLIVEIRA, L. C. F. A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 246-269, 2023.

TEDESCO, A. L.; FERREIRA, J. L. Ética e Integridade acadêmica na Pós-Graduação em Educação em tempos de Inteligência Artificial. Horizontes, v. 41, n. 1, p. 1620, 2023.

VALÉRIO, E. M.; SANTOS FILHO, J. M. Letramento em Inteligência Artificial: Uma reflexão a partir do guia da UNESCO sobre competências em IA para professores. Revista Tópicos, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2024.

YAZDANI MOTLAGH, N.; KHAJAVI, M.; SHARIFI, A.; AHMADI, M. The Impact of Artificial Intelligence on the Evolution of Digital Education: A Comparative Study of OpenAI Text Generation Tools including ChatGPT, Bing Chat, Bard, and Ernie. arXiv preprint, arXiv:2309.02029, 2023

Publicado

2025-06-06

Como Citar

SANTOS, D. M. A. de A. P.; Inteligência artificial na educação contemporânea. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 17, n. 01, 51-73, 6 jun. 2025. DOI 10.5281/zenodo.15477436. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/381. Acesso em: 30 jul. 2025.