Sobre a Revista

Revista Processando o Saber é editada pela FATEC Praia Grande, São Paulo, Brasil.
eISSN 2179-5150

Foco e Escopo

A Revista Processando o Saber publica trabalhos acadêmicos desenvolvidos por professores, pesquisadores e alunos de graduação. Trata-se de uma revista com periodicidade anual e que abrange as seguintes áreas:

  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Tecnologia em Gestão Empresarial
  • Tecnologia em Comércio Exterior
  • Tecnologia em Processos Químicos
  • Comunicação
  • Educação.

Os artigos devem oferecer contribuição efetiva e serem obrigatoriamente originais e inéditos, sendo publicados exclusivamente na Revista Processando o Saber.

Os artigos podem ser escritos nos idiomas português e inglês e são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), que deve(em) observar os direitos autorais e os princípios éticos.

A Revista Processando o Saber utiliza ferramentas eletrônicas para a detecção de plágio (e autoplágio), e rejeita automaticamente os manuscritos que apresentam esse tipo de conduta. Consideramos plágio quando um autor utiliza ideias, conceitos ou frases de outro autor sem citá-lo como fonte de pesquisa.

Os conteúdos e opiniões apresentados nos trabalhos não representam a posição da Revista Processando o Saber, sendo o conteúdo divulgado de responsabilidade exclusiva do autor.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Relativamente ao processo de avaliação, alguns critérios foram estabelecidos, em concordância com sua política editorial, tais como: adequação ao foco e escopo da revista, observância às normas técnicas e gramaticais, relevância do tema e conteúdo.

O Conselho Consultivo da Revista Processando o Saber é constituído por um corpo científico especializado e é composto por, em sua grande maioria, avaliadores externos à instituição.

Durante processo de avaliação os artigos serão enviados para no mínimo dois pareceristas membros do Conselho Consultivo. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, bem como os nomes dos(as) autores(as) serão omitidos dos pareceristas garantindo, assim, o critério duplo-cego (blind review).

Os pareceristas do Conselho Consultivo poderão recomendar a publicação; solicitar ajustes na forma, estrutura ou conteúdo; negá-las.

 

Taxas para submissão e publicação de trabalhos

Não há nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

 

Política de acesso livre

Revista Processando o Saber oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Isso significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber. É permitido aos usuários ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Licença: Creative Commons - Atribuição/Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

 

Política de preservação digital

Esta revista usa o sistema LOCKSS, criado pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes da revista para fins de preservação e restauração. Mais informações em http://www.lockss.org

A revista também faz parte da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer revista OJS no Brasil http://cariniana.ibict.br

Finalmente, os artigos são preservados nos servidores que hospedam o site da FATEC Praia Grande.

 

Indexadores e outros cadastros

A Revista Processando o Saber está atualmente presente nos principais indexadores e bases de dados de periódicos nacionais e internacionais, garantindo uma maior visibilidade para nossos autores e artigos:

Redib
PKP Index
Google Scholar
Diadorim
Latindex
Sumarios
Rede Cariniana (em análise)

 

Histórico

Revista Processando o Saber foi criada em 2003 na Fatec Praia Grande quando publicou seu primeiro volume. Após um período de sete anos inativa, retornou no ano de 2010, publicando seu segundo volume.

Desde então, manteve sua periodicidade até o volume atual. Contou com a versão impressa (ISSN 2177-4374) em seus dez primeiros volumes. Agora a revista é inteiramente online (eISSN 2179-5150).

Revista Processando o Saber permite a coleta de recursos digitais e metadados por outros sistemas de distribuição através do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH) - fonte OAI validada por BASE OAI-PMH Validator.

Conheça a Declaração de Privacidade da Revista Processando o Saber.