Artificial Intelligence applied to education

Contribution to formative learning assessments

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14225907

Keywords:

Artificial intelligence, Formative assessment, Education

Abstract

Considering the rapid advancement of artificial intelligence, it is essential to understand how educators can apply their strategies to support the academic success of their students, particularly in academic settings where there is often limited infrastructure for the use of technological resources in classrooms.AI is already becoming an essential element of our lives, and its influence is being visible in education. In order to carry out an integrative review of the literature on Artificial Intelligence in Education, this research searched for studies in the search bases of Google Scholar, Capes Journals and Scielo, using an integrated method with the specified descriptors, Artificial Intelligence, education, formative assessment and learning.

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Author Biographies

Vitor Manuel Gonçalves, Intituto Politécnico de Bragança - IPB

Professor do Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação e Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Doutorou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e fez mestrado em Tecnologia Multimédia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciou-se em Informática de Gestão na Universidade do Minho. Principais áreas: Tecnologias Educacionais, Empreendedorismo, Gestão de Projetos.

Armando Sérgio de Aguiar Filho, Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Armando Sérgio de Aguiar Filho possui Doutorado em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. É Mestre em Administração, ênfase em Gestão da Informação, pela Fundação João Pinheiro/MG. Fez MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/MG e Especialização em Marketing pela Fundação João Pinheiro/MG. É Graduado em Comunicação Social/Habilitação Publicidade & Propaganda pelo UNIBH/MG. Tem experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas temáticas de marketing, empreendedorismo, inovação, aprendizagem e compartilhamento. Na carreira acadêmica tem mais de 20 anos de experiência, tendo produzido considerável número de trabalhos completos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais. Na sua trajetória vem desenvolvendo atividades de coordenação, docência, pesquisa e extensão em instituições de destaque como FUMEC, Promove, UNIBH e PUC Minas. Desde 2017 é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC, sendo designado como Coordenador do Programa a partir de fevereiro de 2022. No âmbito de mercado possui sólida atuação como gestor de comunicação e marketing no comércio, indústria e consultoria. Desde 2015 atua fortemente com atividades relacionadas ao estudo, desenvolvimento e acompanhamento de indicadores de performance acadêmica. É Avaliador do INEP/MEC para atos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação presencial e EaD e colaborador do BNI para elaboração e revisão de itens.

Elizama das Chagas Lemos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2019), mestre em Sistemas e Computação pela UFRN (2011), possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e em Tecnologia em Desenvolvimento de Software - pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2008). Membro do grupo de pesquisa Multireferencialidade, Educação e Linguagem desde 2015. Atualmente trabalha como professora da disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no IFRN e compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT). Sua produção acadêmica e profissional concentra-se nas áreas de Educação, Comunicação Social e Ciências da Computação, com ênfase nos temas relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação.

Luiz Cláudio Gomes Maia, Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, graduado em Ciência da Computação pela FUMEC, licenciatura em Pedagogia pela UEMG e licenciatura em Letras pela UFMG. Atualmente é professor da Universidade FUMEC em disciplinas dos cursos de graduação em TI e no programa de mestrado e doutorado em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento. Atuou em empresas como Terra Networks, TOTVS e Itambé. Atua principalmente nos seguintes temas: algoritmos computacionais, inteligência artificial, internet das coisas, tecnologia da informação, recuperação da informação e gestão do conhecimento. 

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Published

2024-06-04

How to Cite

XAVIER, C. C. P.; GONÇALVES, V. M.; FILHO, A. S. de A.; LEMOS, E. das C.; … MAIA, L. C. G.; Artificial Intelligence applied to education: Contribution to formative learning assessments. Revista Processando o Saber, v. 16, n. 01, 44-56, 4 jun. 2024. DOI 10.5281/zenodo.14225907. Available at: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/336. Accessed: 22 dec. 2024.