Alfabetização e deficiência cognitiva

o papel da educação inclusiva e da inteligência artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15492977

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Deficiência cognitiva, Alfabetização, Formação docente

Resumo

A alfabetização de crianças com deficiência cognitiva em escolas públicas brasileiras enfrenta desafios significativos no contexto da educação inclusiva. Apesar dos avanços legislativos e do aumento de matrículas de alunos com necessidades especiais, persistem barreiras como a formação inadequada de professores, a falta de recursos especializados e a ausência de atendimento educacional especializado (AEE). Este estudo investiga, de maneira qualitativa, práticas pedagógicas utilizadas no ensino desses alunos, destacando as dificuldades enfrentadas por educadores e a necessidade de capacitação continuada para atender às demandas da inclusão. Além disso, a pesquisa explora o papel da inteligência artificial (IA) como ferramenta de apoio, analisando iniciativas como CogniSigns, Hand Talk, Livox e Geekie, que oferecem soluções inovadoras para detecção precoce de transtornos, personalização do aprendizado e ampliação da acessibilidade. A combinação de formação docente qualificada, ampliação da infraestrutura tecnológica e adoção de ferramentas baseadas em IA é essencial para superar as barreiras históricas e promover uma educação inclusiva e de qualidade.

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Publicado

2025-06-06

Como Citar

COSTA, A. A.; CORDEIRO, I. G. R.; … LARGUESA, F. S. de A.; Alfabetização e deficiência cognitiva: o papel da educação inclusiva e da inteligência artificial. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 17, n. 01, 197-211, 6 jun. 2025. DOI 10.5281/zenodo.15492977. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/397. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas