A importância do endomarketing no ambiente corporativo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15485718Palavras-chave:
Endomarketing, Comunicação, FuncionáriosResumo
Em momentos de crise, o endomarketing auxilia a estabelecer uma comunicação interna transparente e focada no fator humano. Portanto, validando a ação de que os colaboradores permaneçam produtivos e mantenham o desempenho no trabalho, tendo mais engajamento e motivação. Atualmente, as empresas buscam uma relação de troca mútua satisfatória. Neste pensamento, as ferramentas de marketing, especialmente a comunicação, buscam aproximar as pessoas dessa reciprocidade, a qual é utilizada para desenvolver novas ideias e colaborar com o alinhamento dos funcionários em relação as metas, causas e discursos das empresas, sendo crucial para o crescimento e sucesso da mesma. O presente estudo propõe o entendimento da importância do endomarketing no ambiente corporativo, demonstrando como se deu o início do marketing, avaliando as vertentes e sua aplicação neste ambiente, sendo este, o objetivo principal. Tal ação busca melhorar seus resultados tendo o foco nos colaboradores. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas, análises de bases de dados disponíveis para consulta pública em sites de estatísticas e informações sobre o assunto.
PALAVRAS-CHAVE: Endomarketing. Comunicação. Colaboradores.
Downloads
Referências
BARBOSA, Marcos Paulo. A importância do endomarketing para uma comunicação eficaz. Disponível em: <https://www.plantareducacao.com.br/endomarketing-comunicacao/>. Acesso em: 30 de março de 2024.
BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Makron Books, 2000.
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare, 2010.
BRUM, Analisa de Medeiros; Andressa de Medeiros Brum. Endomarketing estratégico: Como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores. São Paulo: Integrare, 2017. BWG. Qual é a importância do endomarketing para as empresas? Disponível em:
<https://www.bwg.com.br/importancia-do-endomarketing/>. Acesso em: 10 de abril de 2024.
CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Qualimark, 2005.
CLOSS, Danieli. Ações de endomarketing sem custos. Disponível em:
<https://endomarketing.tv/acoes-de-endomarketing-sem-custos/>. Acesso em: 10 de abril de 2024.
COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. (3.E.d.). Rio de janeiro: Elsevier. 2009.
CRUZ, Leonardo. O que é endomarketing: principais ações, exemplos e estratégias. Disponível em: <https://www.creditas.com/rh-estrategico/o-que-e-endomarketingprincipaisacoes-exemplos-e-estrategias/>. Acesso em: 10 de abril de 2024.
CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação interna e cultura organizacional. 2. Ed. rev. e atual. Brasília: Casas da Musas, 2012.
FERREIRA, Aurélio. Buarque. Holanda. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
IVO, Diego. O que é Marketing: do conceito às principais estratégias. Disponível em:
<https://www.conversion.com.br/blog/o-que-e-marketing-do-conceito-asprincipaisestrategias/>. Acesso em: 01 de junho de 2024.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas.1998.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall. 2000.
KOTLER, Philip.; KELLER, Kevin. Administração de Marketing.1 4 ed. São Paulo.Pearson. 2012.
KOTLER, Philip. et. al. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Editora Sextante. 2017.
MIGRE SEU NEGÓCIO. A origem do marketing e sua história. Disponível em: <https://migreseunegocio.com.br/a-origem-do-marketing-e-sua-historia/>. Acesso em: 28 de abril de 2024.
NOVO, Benigno Núñez. Metodologia de pesquisa. Disponível em:
<https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/metodologia-de-pesquisa.htm>. Acesso em: 28 de abril de 2024.
ONIMARU, Thalita. Dicas para desenvolver uma estratégia de endomarketing na sua empresa. Disponível em: <https://www.alura.com.br/empresas/artigos/endomarketing#qualoobjetivo-do-endomarketing-e-seus-pilares?>. Acesso em: 28 de abril de 2024.
RABELLO, Guilherme. Endomarketing: como é e como se relaciona com RH. Disponível em: https://www.siteware.com.br/blog/gestaodeequipe/endomarketing/#:~:text=Como%20funciona%20o%20endomarketing%3F,da%20em pr esa%20como%20um%20todo. Acesso em: 25 abril de 2024.
RODRIGUES, Ilma Garcia da Silva. A importância das ações de endomarketing para a valorização do capital humano e o crescimento das organizações. – Campo do Saber – Revista Científica Interdisciplinar, Paraíba, v. 3, n. 2, p. 67-83, jul/dez. 2007. Disponível em: <https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/81. Acesso em: 25 de maio de 2024.
RODRIGUES, Ricardo Rosseto. Fundamentos de Marketing. 1ª ed. Rio de Janeiro: Estácio. 2014.
SPADA, Alexandre. A Evolução do Marketing: do 1.0 (Tradicional) ao 4.0 (Digital).2020. Disponível em: https://alexandrespada.com.br/evolucao-do-marketing/. Acessado em: 25 de maio de 2024.
SELLUP – RH DIGITAL E AUTOMATIZADO. Endomarketing: o que é e como aplicar. Disponível em: <https://sellup-hr.com.br/endomarketing-o-que-e-ecomoaplicar/#Fundamentos_do_endomarketing>. Acesso em 25 de maio de 2024.
TELLES, André. A revolução das mídias sociais: estratégias de marketing digital para você e sua empresa terem sucesso nas mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M. Books, 2010.
THEODORO, Juliana. Comunicação. Disponível em: <https://www.significados.com.br/comunicacao/>. Acesso em: 25 de maio de 2024.
TOMASI, Carolina; João Bosco Medeiros. Comunicação Empresarial. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
TUMELERO, Naína. Metodologia de pesquisa: guia completo de como fazer uma. 2019. Disponível em: <https://blog.mettzer.com/metodologia-de-pesquisa/>. Acesso em: 01 de junho de 2024.
VASCONCELOS, Sanny. Comunicação interna: significado, exemplos e guia de como aplicar! 2021. Disponível em: <https://blog.solides.com.br/comunicacao-interna/>. Acesso em: 01 de junho de 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Revista Processando o Saber

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.