Linguagem e tecnologias digitais no ensino da física como elementos facilitadores da aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, Recursos Digitais, Didática, Comunicação

Resumo

A instrumentalização de técnicas e meios que potencializam o processo de ensino e aprendizagem configura o primeiro estágio do planejamento docente. Atualmente, os recursos digitais e a linguagem representam uma das mais importantes ferramentas didáticas utilizadas no Ensino das Ciências proporcionando dinamismo, protagonismo e aprendizagem efetiva dos conceitos e elementos algébricos inerentes a este campo do ensino. Assim, este artigo tem por objetivo analisar o impacto da utilização das atuais ferramentas digitais no ensino da Física, destacando suas possibilidades pedagógicas no campo linguístico diante dos vários conteúdos desenvolvidos por esta disciplina. Para tal, será realizado um estudo bibliográfico narrativo, reunindo estudos publicados na última década, através dos principais repositórios acadêmicos de acesso livre, revistas especializadas e repositórios de teses e dissertações, evidenciando a importância destes recursos e suas inter-relações com a linguagem. Serão estudadas as principais ferramentas disponibilizadas na internet, refletindo sobre suas potencialidades e viabilidade na sala de aula, permitindo orientar professores de Física, colaborando para a disseminação de práticas exitosas no ensino baseadas na apropriação da linguagem como ferramenta. Dessa forma, este estudo pretende fomentar as atuais discussões acerca da utilização dos recursos digitais no ensino, permitindo novos estudos e novas estratégias no campo do Ensino das Ciências.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

SIQUEIRA, K. S. Linguagem e tecnologias digitais no ensino da física como elementos facilitadores da aprendizagem. Revista Processando o Saber, v. 15, n. 01, p. 75-97, 6 jun. 2023.