Oracle fusion middleware

Autores

  • Simone Maria Viana Romano Faculdade de Tecnologia de Praia Grande
  • Daniel Lucas Leite Veiga Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

Oracle Fusion Middleware, PaaS, Computação em Nuvem

Resumo

Atualmente pode-se observar uma busca constante por parte de empresas e organizações em geral (e de todo porte) por tecnologia, visando manterem-se cada vez mais preparadas e competitivas frente ao acirrado e informatizado mercado do consumo. Para tanto, as grandes empresas e corporações tem investido em modernas tecnologias de Computação em Nuvem, mais precisamente como um tipo privado de Plataforma como Serviço. O Oracle Fusion Middleware fornece uma base abrangente para nuvens privadas corporativas dispondo de um amplo leque de aplicações e/ou soluções que vão desde ferramentas de desenvolvimento, interação com o usuário, gerenciamento de performance corporativo, business inteligence, gerenciamento de conteúdo, gerenciamento SOA e de processos, application grid, até o gerenciamento corporativo e gerenciamento de identidades. Através destes recursos, espera-se que se adquira agilidade nos negócios e flexibilidade em ambientes de TI heterogêneos, bem como vantagem de usar as modernas arquiteturas de software e hardware. O presente artigo visa apresentar esta tecnologia da Oracle e, dentre suas muitas ferramentas, como pode ser útil e tornar a empresa mais preparada e competitiva, bem como otimizar a performance de seus processos e serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Avanade Inc. (s/d). Nuvem privada. Acesso em 20 de Dezembro de 2012, disponível em Avanade: <http://www.avanade.com/pt-br/offerings/Pages/private-cloud.aspx>.

CanalTech. (20 de Agosto de 2012). Ranking: conheça os 15 sites mais acessados do mundo. Acesso em Agosto de 2012, disponível em Canaltech: <http://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Os-15-sites-mais-famosos-do-mundo/>.

CARR, N. (2008). A grande mudança: reconectando o mundo, de Thomas Edison ao Google. São Paulo: Landscape.

COULOURIS, G., DOLLIMORE, J., & KINDBERG, T. (2007). Sistemas distribuídos - conceitos e projeto. São Paulo: Bookman.

GALDINUS, M. (8 de Julho de 2009). O que é Oracle Fusion Middleware 11g? Disponível em Oracle: <https://blogs.oracle.com/galdino/entry/o_que_oracle_fusion_ middleware> Acesso em 3 de ago. de 2012.

GARTNER. (6 de Março de 2012). Personal cloud services will be integrated in most connected devices by 2013: gartner. Disponível em Gartner: <http://www.gartner.com/it/page.jsp?id=1942015> Acesso em 18 de ago. de 2012.

IBM. (17 de Maio de 2012). Adoção de cloud computing deve dobrar até 2015, segundo estudo da IBM. Disponível em IBM: <http://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/37765.wss> Acesso em 12 de ago. de 2012.

IBM. (s/d). IBM workload deployer. Disponível em IBM: <http://www-01.ibm.com/software/webservers/workload-deployer/> Acesso em 20 de dez. de 2012.

IBM. (2012). The power of cloud - driving business model innovation. New York: IBM Global Business Services.

MICROSOFT. (Janeiro de 2012). Nuvem privada Microsoft - uma comparação sobre funcionalidade, benefícios e economia. Disponível em Microsoft: Acesso em 20 de dez. de 2012.

ORACLE. (s/d). Credit Suisse Gains Edge in Intraday Credit Risk Management with In-memory, Distributed Data Grid Solution. Disponível em Oracle: Acesso em 1 de nov. de 2012.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

ROMANO, S. M. V.; VEIGA, D. L. L. Oracle fusion middleware. Revista Processando o Saber, v. 6, p. 66-87, 1 out. 2014.

Edição

Seção

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas