Análise do modelo de ensino por competências e sua relação com a formação profissional

Autores

  • Henrique Cesar Nanni Faculdade de Tecnologia de Praia Grande
  • Sueli Medeiros Nanni Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

Educação profissional, Competências, Mercado de trabalho, Desenvolvimento pessoal

Resumo

A pesquisa busca analisar se o projeto político pedagógico e curricular com base no modelo de competências adotada pelas escolas técnicas profissionalizantes, estão adequadas às exigências do setor econômico, em relação à formação da mão de obra qualificada. Para analise do estado da arte em que se encontram tais atores, utilizou-se uma pesquisa de campo que mensura a relação dessas competências com a demanda de mercado, a partir de fatores relativos ao seu aprendizado profissional. A metodologia adotada é de natureza exploratória e qualitativa, seguido de estudo de caso com adoção de questionário aos alunos dos cursos técnicos de uma escola estadual na baixada santista. Identificou-se que o modelo de competências adotado nas escolas de ensino profissionalizante, tanto presencial como a distância, atende as novas exigências de perfis profissionais do setor econômico, formando cidadãos, inserindo-os no mercado e melhorando o panorama socioeconômico, contudo, apontou falhas no desenvolvimento da formação pessoal.

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Publicado

2013-10-01

Como Citar

NANNI, H. C.; NANNI, S. M. Análise do modelo de ensino por competências e sua relação com a formação profissional. Revista Processando o Saber, v. 5, p. 40-59, 1 out. 2013.

Edição

Seção

Educação