Análise do modelo de ensino por competências e sua relação com a formação profissional

Authors

  • Henrique Cesar Nanni Faculdade de Tecnologia de Praia Grande
  • Sueli Medeiros Nanni Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Keywords:

Educação profissional, Competências, Mercado de trabalho, Desenvolvimento pessoal

Abstract

A pesquisa busca analisar se o projeto político pedagógico e curricular com base no modelo de competências adotada pelas escolas técnicas profissionalizantes, estão adequadas às exigências do setor econômico, em relação à formação da mão de obra qualificada. Para analise do estado da arte em que se encontram tais atores, utilizou-se uma pesquisa de campo que mensura a relação dessas competências com a demanda de mercado, a partir de fatores relativos ao seu aprendizado profissional. A metodologia adotada é de natureza exploratória e qualitativa, seguido de estudo de caso com adoção de questionário aos alunos dos cursos técnicos de uma escola estadual na baixada santista. Identificou-se que o modelo de competências adotado nas escolas de ensino profissionalizante, tanto presencial como a distância, atende as novas exigências de perfis profissionais do setor econômico, formando cidadãos, inserindo-os no mercado e melhorando o panorama socioeconômico, contudo, apontou falhas no desenvolvimento da formação pessoal.

Downloads

Download data is not yet available.

References

APPLE, M. W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (orgs.). In: Currículo, cultura e sociedade. 8. ed. São Paulo, SP: Cortez. 2005.

ARAÚJO, A. M.. Proposta de currículo por competências para o ensino médio. São Paulo: Centro Paula Souza, 2006.

BRASIL (2010) LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [Lei Darcy Ribeiro (1996)] – 5. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação. Edições Câmara.

BROVELLI, Marta Susana. La Educación a Distancia: Una Invitación a la Construcción Conjunta. Revista: Trabalho, Educação e Saúde - vol. 03, n.1 (2005) – Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2005.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DELORS, Jacques (org.) Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC, UNESCO, 2001.

FLEURY, M. T. L. A gestão de competência e a estratégia organizacional, In: Fleury, M. T. (coord.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

FURASTé, Pedro Augusto. Norma Técnica para Trabalho Cientifica. Elaboração e formatação. Explicitação das normas ABNT. 14 ed. Porto alegre: editora Brasul, 2008.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. São Paulo: Makron Books, 2002.

GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e História. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

IRIGOIN, Madgi; VARGAS, F. Competência Laboral: manual de conceptos, métodos y aplicaciones em el sector salud. Montevideo: Cintefor, 2002.

LOPES, Alice Casemiro; MACEDO, Elizabeth. (orgs.). O pensamento curricular no Brasil. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

MACHADO, Nilton José. Sobre a Idéia de Competência, in: As Competências para Ensinar no Século XXI - A formação dos professores e o desafio da avaliação. São Paulo: Artmed, 2002.

MARGERISON, C.J.; MCCAN, D.J. Team management: practical new approaches. Londres: Management Books, 2000.

MEC - Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para educação superiora distância. Ministério da Educação - Secretaria de educação a distância. Brasília, 2007.

NANNI, Sueli Medeiros. Um Estudo das Competências e Habilidades Profissionais dos Estudantes de Curso Técnico de Santos. Dissertação apresentada para obtenção do título de Mestre em Gestão de Negócios. Universidade Católica de Santos. Santos – São Paulo: Brasil, 2007.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PIAGET, Jean. Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

PIMENTA, Selma Garrido; Anastasiou, Lea das Graças C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

POZO, Hamilton; TACHIZAWA, Takeshy. Gestão de Materiais: Uma Estratégia para Redução de Custos nas Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: <http://www.intercostos.org/documentos/Pozo.pdf> Acesso em: 13 fev. 2012.

RAMOS, Ivone Marchi Lainetti. Currículos da Educação Profissional, in: Formação pedagógica para docentes da educação profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2007.

TRAINER, José. Educación para la Emancipación. Notas para Pensar: Para qué Educar, en contextos de despersonalización y desarticulación social. (Rosario, Argentina, tras la gran crisis del 2001) - Nómadas. Revista Crítica de Ciencias Sociales y Jurídicas: Núm. Especial: América Latina, 2012.

Published

2013-10-01

How to Cite

NANNI, H. C.; … NANNI, S. M.; Análise do modelo de ensino por competências e sua relação com a formação profissional. Revista Processando o Saber, v. 5, 40-59, 1 oct. 2013. Available at: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/88. Accessed: 22 dec. 2024.