Necessidades e atributos da leitura na concepção de professores e alunos

Autores

  • Alzira Jacob Venâncio Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

Habitus, Leitura, Necessidade, Atributos

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório com objetivo de investigar as necessidades e atributos da leitura na concepção de professores e alunos de uma unidade escolar particular e de uma pública, numa cidade do interior do estado de São Paulo. A relevância da pesquisa está nos referenciais teóricos das formulações de Bourdieu, sob o conceito de “habitus”, que podem oferecer uma perspectiva particularmente proveitosa para se refletir sobre o distanciamento entre professores e alunos em relação às exigências de competências de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas. Paris: Minuit, 1974.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas - O que falar quer dizer, tradução de Sérgio Micali e outros. São Paulo: EDUSP, 1996.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: EDUSP, 1996.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1980.

Publicado

2003-10-01

Como Citar

VENÂNCIO, A. J. Necessidades e atributos da leitura na concepção de professores e alunos. Revista Processando o Saber, v. 1, p. 08-26, 1 out. 2003.

Edição

Seção

Educação