Objetos indiretos sem a presença do clítico dativo - na língua espanhola
Palavras-chave:
Língua Espanhola, Gramática, Sintaxe, Pronomes, DativosResumo
Através dos corpora de produção oral formados por diálogos entre entrevistador e informantes com diferentes níveis de instrução, de 20 a 65 anos de idade, e de ambos os sexos, do espanhol falado em Montevidéu, Madri e Alcalá de Henares, que foram extraídos dos projetos: “Aspectos sincronicos y diacronicos del español del Uruguay”; “La Norma Lingüística Culta De La Lengua Española Hablada En Madrid”e “Dialectos en contacto. Análisis Sociolinguístico de Álcalá de Henares”, procurou-se mostrar as ocorrências de objeto indireto representado pela preposição a mais o sintagma nominal [a + SN] sem a presença do clítico dativo. A partir desse tipo de ocorrência um estudo sobre os traços semânticos do sintagma preposicional, [± Definido], [± Específico], [± Genérico], foi iniciado para tentar determinar os fatores que levam um falante de espanhol a usar [a + SN] sem o clítico (como por exemplo: le, les), para a expressão do dativo. Essa análise definiu que os caminhos que levavam o falante nativo a decidir-se por uma ou outra forma de representar o objeto indireto no sintagma, ou seja, de representar o objeto indireto por [a + SN] (Mariana entregó el regalo a su amiga Claudia), ou pelo clítico mais a preposição a e o substantivo (Mariana le entregó el regalo a su amiga Claudia), estavam relacionados às características do sintagma, características essas de ordem semântica, isto é, determinadas pelos traços do sintagma nominal. Os resultados sugerem que, mais do que uma variação livre, traços no sintagma [+ Genérico] determinam o uso de uma ou outra forma.
Downloads
Referências
BELLO, ANDRÉS &: Gramática de la lengua castellana. Torres, con notas de Rufino Cuervo. Buenos Aires: Sopena. 1970.
BELLO, ANDRÉS: De los pronombres. In: Gramática de la lengua castellana. 1943.
CANO AGUILAR, RAFAEL: Los complementos de régimen verbal. In: Bosque, I. y Demonte, V. Gramática descriptiva de la lengua española. Madrid: Espasa.1999.
CANO AGUILAR, RAFAEL: Estructuras sintácticas transitivas en el español actual. Madrid: Gredos, 1987.
CUNHA, CELSO & CINTRA, LINDLEY: Nova gramática do português comtemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985.
GROPPI, MIRTA: Pronombres clíticos en el español de Montevideo. Pragmalingüística Cádiz, v. 5-6. (1997-1998) Universidad de Cádiz. 1999.
GUTIÉRREZ, SALVADOR: Los dativos. In: Bosque, I., & Demonte, V. Gramática descriptive de la lengua española. Madrid: Espasa. 1999.
SUÑER, MARGARITA & KING D., LARRY: Gramática española. Análisis y práctica. McGraw – Hill – College. 1998.
LEONETTI, MANUEL: El artículo. In: Bosque, I. & Demonte, V Gramática descriptiva de La lengua española. Madrid: Espasa. 1999.
MARÍN, FRANCISCO MARCOS: Estudios sobre el pronombre. Biblioteca Románica Hispánica. Madrid: Gredos. 1978.
MIRA MATEUS, MARIA HELENA et al: Gramática da língua portuguesa Coimbra: Livraria Almedina. 1983.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA: Esbozo de una nueva gramática de la lengua española. Madrid: Espasa. 1979.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2016 Revista Processando o Saber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.