Aprendizagem linguística ativa por meio da cartografia sintática

Por uma prática pedagógica reflexiva

Autores

Palavras-chave:

Linguística, Cartografia Sintática, Aprendizagem Linguística Ativa

Resumo

 As similaridades das estruturas de sujeito e de construções tópico-sujeito levaram as perspectivas formais a focalizar seus estudos na diferenciação de tais artefatos linguísticos, bem como na promoção de uma interface com a Educação Básica, uma vez que esses fatos da língua são estudados no ensino primário. O trabalho tem como objetivo além de evidenciar as incoerências da Gramática Tradicional na conceituação do elemento sujeito, também propor uma análise de estruturas topicalizadas fundamentada no Programa Cartográfico de Gramática Gerativa (Rizzi, 1997). A hipótese é de que os conhecimentos metalinguísticos das teorias formais possam levar luz para explicações mais coerentes com o conhecimento interno do falante que passa pelo processo de escolarização. Ademais, propõem-se como metodologia práticas didáticas no ensino de sentenças que contenham tópico, com o arcabouço da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017), que promove o uso de materiais manipuláveis nas aulas de gramática, a fim de oferecer o exercício de metacognição no ensino de língua.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

CHOMSKY, N. Syntactic Structures. The Hague: Mouton, 1957.

______. Knowledge of language: its nature, origin and use. New York: Praeger, 1986.

______. Estrutura sintática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo. 7 ed., reimpr. – Rio de Janeiro: Lexikon, 2017. 800 p.

DUARTE, M.E.L. Termos da Oração. In: VIEIRA S.R.& BRANDÃO, S. F. (Orgs.) Ensino de Gramática. Descrição e uso. São Paulo. Editora Contexto, 2007.

KENEDY. E. Curso básico de linguística gerativa. SP: Ed. Contexto, 2013.

MIOTO, C.,SILVA, M. C.F., LOPES, R.E.V. Novo manual de sintaxe. Florianópolis : Insular, 3ª ed., 2007.

NETO, A. T. Sintaxe Gerativa: uma introdução à cartografia sintática. Nova Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2021.

PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2017.

PILATI, Eloisa. Sobre o uso de materiais manipuláveis nas aulas de gramática, aprendizagem ativa e metacognição In: GUESSER, Simone; RECH, Núbia Ferreira (orgs.). Gramática, Aquisição e processamento linguístico: subsídios para o professor de língua portuguesa. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 87- 108, 2020a.

POLLOCK, Jean-Yves. 1989. Verb Movement, Universal Grammar, and the Structure of IP, em Linguistic Inquiry 20, 3, p. 365-424.

PERINI, Mário Alberto. Para uma nova gramática do português. São Paulo: Ática, 1985.

______, Mário Alberto. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.

RIBEIRO, C. Metacognição: Um Apoio no Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003.

RIZZI, L. 1997. The fine structures of left periphery. In: Haegeman, L. (Ed.). Elements of gramar: Handbook in Generative Syntax, p. 281-337, Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

SALIMO, Calawia. Descrição e análise sintática de extensões verbais em Kimwani, uma língua bantu falada em Moçambique. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.

Publicado

2024-06-04

Como Citar

SILVA, Y. Aprendizagem linguística ativa por meio da cartografia sintática: Por uma prática pedagógica reflexiva. Revista Processando o Saber, v. 16, n. 01, p. 25-43, 4 jun. 2024.