Análise dos processos de obtenção do gás natural e os problemas operacionais

Autores

Palavras-chave:

Gás Natural, Offshore, Condicionamento, Problemas

Resumo

O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos, associado ou não ao petróleo. Utilizado como combustível com vários destinos, como por exemplo: automóveis, residências e comércios, como fornecimento de eletricidade e calor e é designado como matéria-prima na indústria petroquímica e tem outros destinos em outras indústrias. Com o objetivo de analisar o processo de obtenção desse gás, estudando os problemas relacionado ao processo e as variáveis fundamentais como temperatura, vazão e pressão, utilizando-se como metodologia para observação e problematização o Arco de Maguerez, com finalidade de se aprofundar no assunto para resolução dos problemas operacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERBEL, N. A. N. SÁNCHEZ, S. A. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação, v. 3, n. 2, p. 264–287, 27 nov. 2011.

BRANCO, Pércio de Moraes. Petróleo. 2014. Cia Pesquisa Recursos Minerais CPRM. Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Petroleo-1256.html. Acesso em: 03 jun. 2020.

COELHO, Adão de Mattos. Simulação e otimização dos processos de adoçamento e desidratação de gás natural e de refinaria. Campinas-SP: Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Química, 2007.

DA SILVA, A. L. F., DE SOUZA FILHO, J. E., RAMALHO, J. B. V. D. S. Processamento Primário de Petróleo. 2007.

GARCEZ, Carlos Alberto Guimarães. Gás natural: Energia econômica e ambientalmente vantajosa. 2007. 152 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Agronomia, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p.

PACHECO, Giovanna Lamastra. A Indústria de Gás Natural no Brasil: Sua Importância e a Diversidade na Matriz Energética Nacional. 2008. 115p. Dissertação (Mestrado) - Curso de administração e Economia, Programa de Pós-graduação e Pesquisa, Faculdade de Economia e Finanças Ibmec, Rio de Janeiro, 2008.

PEDROSA JUNIOR, Oswaldo Antunes; et al. Análise do acidente com a Plataforma P-36: relatório da comissão de investigação anp / dpc. Rio de Janeiro: Anp, 2001. 24 p.

SEVERIANO, Fellipe Marcel Carvalho. Estudo da desidratação do gás natural por absorção. Monografia. Natal - RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Ufrn, 2018.

THOMAS, José Eduardo (org.). Fundamentos de Engenharia e Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2004. 2º edição, 278 p.

VAZ, Célio Eduardo; MAIA, João Luiz Ponce; SANTOS, Walmir Gomes dos. Tecnologia da Industria do gás Natural. São Paulo: Blucher, 2008. 416 p.

W. NETO, Nestor. A diferença entre perigo e risco. Disponível em: https://segurancadotrabalhonwn.com/a-diferenca-entre-perigo-e-risco/. Acesso em: 03 jun. 2020.

Publicado

2021-06-09

Como Citar

CAMILLO, I. G.; ARAUJO, L. R.; PIRES, A. J. F. Análise dos processos de obtenção do gás natural e os problemas operacionais. Revista Processando o Saber, v. 13, p. 111-123, 9 jun. 2021.

Edição

Seção

Tecnologia em Processos Químicos