Dilemas contábeis e orçamentários em organizações militares prestadoras de serviço na Marinha do Brasil

Autores

  • Renato Santiago Quintal Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
  • Maria de Fátima Bandeira Santos Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
  • Esdras Carlos Santana Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha
  • Marcelo David Davis Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha

Palavras-chave:

Contabilidade gerencial, Contabilidade de custos, Orçamento público

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal investigar como o estilo de tomada de decisão influencia no controle orçamentário e gerencial dos custos e despesas fixas, em uma Base Militar eleita a partir de uma experiência-piloto. Em termos metodológicos, o estudo pode ser classificado como pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica, documental e estudo de caso. A experiência-piloto com a Base Militar advoga o recebimento de recursos de funcionamento e manutenção por aquela Organização Militar Prestadora de Serviço via Sistema do Plano Diretor, ao invés de cobrar taxas e índices das Organizações Militares Clientes como forma de obter orçamento suficiente para cobrir seus custos indiretos e despesas administrativas. A cargo dos clientes ficariam unicamente os custos diretos envolvidos nos serviços prestados. Sugerem-se alterações na apresentação dos orçamentos por parte das Organizações Militares Prestadoras de Serviço e modificações na indicação dos recursos para pagamento dos serviços prestados por parte das Organizações Militares Clientes. Tal alteração compreende a evidenciação e segregação entre a parcela de recursos destinada ao pagamento dos custos diretos e a parcela de recursos destinada a fazer face aos custos indiretos e despesas administrativas, bem como confere maior transparência aos processos decorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo David Davis, Departamento de Contabilidade da Diretoria de Finanças da Marinha



Referências

BEUREN, I. M. Evolução histórica da contabilidade de custos. Revista Contabilidade Vista e Revista. Belo Horizonte, v.5 n. 1 p. 61-66, Fev,1993.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Guia referencial para medição de desempenho e manual para construção de indicadores. Brasília, 2009.

CLEMENTE A.; SOUZA A. Considerações de Custos e valor das informações. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis, 2º sem, 2004.

HANSEN D. R.; MOWEN M. M. Gestão de Custos: contabilidade e controle. São Paulo, Thompson Learning, 2001.

HORNGREN, C. T.; SUNDEN, G. L.; STRATTON, W. O. Contabilidade Gerencial. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

MARINHA DO BRASIL. Diretoria de Gestão Orçamentária da Marinha. Relatório Final do Grupo de Trabalho do Sistema de Plano Diretor. Rio de Janeiro, 2012.

MARINHA DO BRASIL. Secretaria-Geral da Marinha. Normas sobre Contabilidade das Organizações Militares Prestadoras de Serviços (OMPS). Brasília, 2008.

MARINHA DO BRASIL. Secretaria-Geral da Marinha. Normas para a gestão do Plano Diretor. Brasília, 2013.

SANTOS, M. de F. B. dos. Cultura organizacional e mudança de controle gerencial: um estudo em uma Organização Militar Prestadora de Serviços da Marinha do Brasil. Dissertação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012.

VIGODA, E. From responsiveness to collaboration: governance, citizens and the next generation of public administration. Public Administration Review, v.62, p. 527-541, Washington: Set/Oct, 2002.

Publicado

2015-10-01

Como Citar

QUINTAL, R. S.; SANTOS, M. DE F. B.; SANTANA, E. C.; DAVIS, M. D. Dilemas contábeis e orçamentários em organizações militares prestadoras de serviço na Marinha do Brasil. Revista Processando o Saber, v. 7, p. 94-106, 1 out. 2015.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial