Desafios e reflexões da COP 28

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14251617

Palavras-chave:

GEE, atmosfera, data driven, CH4, CO2

Resumo

A COP 28, Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, destaca-se como um evento crucial para discutir e abordar os desafios relacionados aos gases de efeito estufa (GEE) em um mundo cada vez mais impactado pelas mudanças climáticas. Os GEE, como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), são os principais impulsionadores do aquecimento global e representam a preocupação central na COP 28. A necessidade de reduzir as emissões desses gases é incontestável, e estratégias baseadas em dados (data driven) emergem como ferramentas fundamentais para entender e abordar esse desafio complexo. O uso de análises baseadas em dados permite uma compreensão mais precisa das fontes de emissões de GEE, identificando áreas críticas para ação e facilitando a implementação de medidas eficazes de mitigação. Este estudo faz um levantamento dos dados da COP 28, combinando discussões sobre GEE e abordagens data driven os quais desempenham um papel crucial na formulação de políticas e na tomada de decisões direcionadas para enfrentar as mudanças climáticas de forma eficaz e sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Araújo, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN

Tecnóloga em Processos Químicos pela Faculdade de Tecnologia da Praia Grande, realizei estágio voluntário no Laboratório de Química da FATEC Praia Grande e Iniciação Científica na área de Aplicações de Laser em Meio Ambiente pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP) da Universidade de São Paulo. Mestre pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP),2019, da Universidade de São Paulo, na área de Aplicações de Laser em Meio Ambiente. 

Izabel da Silva Andrade, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN

Doutoranda em Sensoriamento Remoto da Atmosfera,pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP). Possui graduação em Tecnologia em Processos Químicos pela Faculdade de Tecnologia da Praia Grande (2015) e mestrado em sensoriamento remoto da atmosfera pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2019).

Thaís Correa, Fatec Praia Grande

Graduada em Tecnologia de Processos Químicos na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC - Praia Grande).Licenciada em Química(Faculdade de Educação Paulistana). Mestre em aplicação da tecnologia nuclear, em Sensoriamento Remoto da Atmosfera, pela Universidade de São Paulo (IPEN/USP). Atualmente Doutoranda em Sensoriamento Remoto da Atmosfera, com lasers, pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP). Professora do Centro Paula Souza ministrando aulas nas disciplinas Química Geral, Química Orgânica, Química Analítica, Química Ambiental , Tecnologia de Petróleo e Gás e Ciências Ambientais. Participando de núcleos de pesquisa sobre alterações climáticas e detecção de gases do efeito estufa. (LEAL-Environmental Applications Laboratory de Micrometeorologia e METROCLIMA/IAG-USP) 

Vagner dos Santos Macedo, Fatec Praia Grande

Mestre em Tecnologia Nuclear pelo IPEN / USP. Especialização Latu-Sensu em Administração de Banco de Dados pela FIAP e em Sistemas de Computação pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Santa Cecilia. Atualmente é professor de pós-graduação da FIAP nos MBAs Big-Data e Business Intelligence. Na graduação atuando nas disciplinas de Sistemas Operacionais, Linguagens de Programação e Banco de Dados na faculdade FATEC (Faculdade de Tecnologia de Praia Grande). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ciência de dados, atuando como cientista / engenheiro de dados no desenvolvimento de projetos de ingestão e ciência de dados e aplicações para aprendizagem de máquina.

Referências

ANND, Arab NGO network for development. Arab Civil Society Position Paper On, November, 2023.

Copernicus. Boletim climático de novembro, 2023. Acesso em dezembro de 2023.

https://climate.copernicus.eu/copernicus-november-2023-remarkable-year-continues-warmest-boreal-autumn-2023-will-be-warmest-year

https://gml.noaa.gov/ccgg/trends_ch4/ Acesso em dezembro de 2023.

PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS (IPCC), AR5: < https://archive.ipcc.ch/pdf/assessment-report/ar5/syr/SYR_AR5_FINAL_full_wcover.pdf> Acesso em dezembro de 2023.

RAHIMPOUR, M. R.; JAMSHIDNEJAD, Z.; JOKAR, S. M.; GHORBANI, A.; MOHAMMADI, A. H. A comparative study of three different methods for flare gas recovery of Asalooye Gas Refinery. Journal of Natural Gas Science and Engineering. V.4, p.17-28, 2012.

The Guardian. Cop28 president denies on eve of summit he abused his position to sign oil deals. Acesso em dezembro de 2023. https://www.theguardian.com/environment/023/nov/29/cop28-president-denies-on-eve-of-summit-heabused-his-position-to-sign-oil-deals

Thoning, L X K W, Dlugokencky, E J. Trends in globally-averaged CH4, N2O, and SF6 determikned from NOAA Global Monitoring Laboratory measurements. Version 2023-12. https://doi.org/10.15138/P8XG-AA10

UNFCC, Summary of Global Climate Action at COP 28, Global Climate Action, 2023. Acesso em janeiro de 2023. https://unfccc.int/documents/636485

UNFCCC Cop 28, Acesso em Janeiro de 2023. https://www.unep.org/pt-br/events/conference/conferencia-das-nacoes-unidas-sobre-mudanca-do-clima-unfccc-cop-28

Publicado

2024-06-04

Como Citar

MACEDO, F.; ARAÚJO, E. C.; ANDRADE, I. da S.; CORREA, T.; … MACEDO, V. dos S.; Desafios e reflexões da COP 28. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 16, n. 01, 262-272, 4 jun. 2024. DOI 10.5281/zenodo.14251617. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/368. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Tecnologia em Processos Químicos