Intraempreendedorismo
Análise da estratégia e percepções sobre aplicabilidade
Palavras-chave:
Intraempreendedorismo, inovação, organizaçõesResumo
Mudanças rápidas, turbulentas e imprevisíveis têm trazido à tona a necessidade de inovação e atitude empreendedora tanto nas pessoas quanto nas organizações. O intraempreendedorismo é o ato executado por colaboradores de uma organização, que o estimula a empreender internamente, atuar com com criatividade, buscar inovação e cooperação no interior de um negócio. O objetivo deste trabalho foi levantar as percepções sobre o intraempreendorismo, bem como a presença de estratégias intraempreendedoras no cenário empresarial de Praia Grande (SP) e cidades vizinhas. Foram realizadas a pesquisa bibliográfica e de campo para coleta de informações sobre a percepção de colaboradores sobre o estímulo às atitudes empreendedoras dentro das organizações, com um questionário de perguntas fechadas aplicado via digital em uma amostra de pessoas, maiores de 18 anos, que exerciam atividade remunerada com vínculo empregatício. Os entrevistados responderam as questões de forma anônima, sem restrição de gênero nem ramo de atuação profissional. Os resultados demonstraram a baixa disseminação do tema entre os 53 indivíduos entrevistados, bem como, foi constatado o baixo estímulo à inovação e a criatividade proporcionado pelas empresas, além da inexistência de canais de registro de ideias e aplicação de medidas intraempreendedoras. Tais fatores indicam a necessidade de uma nova visão empresarial que promova a inovação e o aceite de novas ideias oriundas dos colaboradores para que o ambiente corporativo possa efetivamente ser espaço de cooperação e crescimento mútuos.
Downloads
Referências
ANTONCIC, B.; HISRICH, R. D. Intrapreneurship: Construct refinement and cross-cultural validation. Journal of Business Venturing, v. 16, n. 5, p. 495-527, 2001.
CHIAVENATO, I. Administração Geral. 7. ed. São Paulo: Campus, 2003.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 10. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2003.
CHIEF, N.; ANDREASSI, T. Intraempreendedorismo: um estudo de caso sobre o entendimento e a aplicação do termo em uma instituição bancária. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), v. 7, n. 2, p. 1-12, 2008. Disponível em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/55/2/arquivos/artioos13/32118289.pdf>. Acesso em: 13 maio 2022.
DRUCKER, P. F. Innovation and Entrepreneurship: Practice and Principles. New York: Harper Business, 1985.
DRUCKER, P. F. The Effective Executive: The Definitive Guide to Getting the Right Things Done. New York: HarperBusiness, 2002.
DRUCKER, P. F. The New Society: The Anatomy of Industrial Order. New York: Harper & Row, 1993.
ESCOLA DE INTELIGÊNCIA. Conheça a Pirâmide de Maslow e seu papel na educação. Disponível em: https://escoladainteligencia.com.br/piramide-de-maslow/. Acesso em: 22 ago. 2022.
FAYOLLE, A.; GAILLY, B.; LASSAS-CLERC, N. Assessing the Impact of Entrepreneurship Education Programmes: A New Methodology. Journal of European Industrial Training, v. 32, n. 8/9, p. 569-593, 2008.
FNQ. Cultura Organizacional. #33. 2018. Disponível em: https://fnq.org.br/comunidade/wp-content/uploads/2018/12/n_33_cultura_organizacional.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
GAWKE, J. C.; GORGIEVSKI, M. J.; BAKKER, A. B. Employee intrapreneurship and work
engagement: A latent change score approach. Journal of Vocational Behavior, v. 100, p. 88-
, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2017.03.002. Acesso em: 14 set. 2022.
GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2023/05/GEM-BR-2022-2023-Relatorio-Executivo-v7-REVISTO-mai-23.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
HASHIMOTO, M. Espírito Empreendedor nas Organizações. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
HILL, L. T. Becoming a Manager: How New Managers Master the Challenges of Leadership. Boston: Harvard Business Review Press, 2003.
LONGENECKER, G; SCHOEN, E. The challenge of entrepreneurship. Business Horizons, v. 18, p. 29-37, 1975.
MASLOW, A. H. Motivation and Personality. 3. ed. New York: Harper & Row, 1987.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
NOVAES, G. F.; MARTENS, C. D. P. Proposição de Modelo Integrativo de Intraempreendedorismo. Revista Gestão Organizacional. v. 16 n. 1, p. 80-98, 2023. Dsiponível em: https://doi.org/10.22277/rgo.v16i1.6798. Acesso em: 09 fev. 2024.
PINCHOT, G. Intrapreneuring: Why you don't have to leave the corporation to become an entrepreneur. New York: Harper & Row, 1985.
SCHEIN, E. H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 1996.
STEVENSON, H.; JARILLO, J. C. A paradigm of entrepreneurship: Entrepreneurial management. Strategic Management Journal, v. 11(Summer Special Issue), 1990.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Revista Processando o Saber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.