Viver a universidade

narrativas de uma formação autorizante no curso de Pedagogia – UERN

Autores

Palavras-chave:

Formação Universitária, Autoria, Atos de Currículo

Resumo

O estudo objetiva compreender os sentidos atribuídos ao “viver a universidade” como postura acadêmica para o desenvolvimento de uma formação experiencial, percebendo as aprendizagens experienciadas nos atos de currículo como possibilidade de uma formação existencial. Fundamenta-se em um Rigor Outro (Macedo, 2009), englobando seres humanos em formação, incluindo o poético, o filosófico, o literário e as incertezas inerentes aos sujeitos.  Nos inspiramos na Multirreferencialidade (Ardoino,1998), Histórias de Vida (Josso, 2004) e Atos de Currículo (Macedo, 2020), construindo autonarrativas a partir do diário de Pesquisa (Barbosa, 2010). Utilizamos como fontes de pesquisa os livros, artigos, dissertações e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – PPP. Portanto, compreendemos os sentidos do “viver a universidade” extrapolando os limites do currículo instituído, ou qualquer intenção de apenas preencher um currículo formal, mas como postura assumida diante da formação implicada e engendrada nos Atos de Currículo. 

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Referências

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

OLIVEIRA, Y. S. S.; … RIBEIRO, M. R. F.; Viver a universidade: narrativas de uma formação autorizante no curso de Pedagogia – UERN. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 15, n. 01, 47-62, 6 jun. 2023. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/292. Acesso em: 10 dez. 2024.