Viver a universidade

narrativas de uma formação autorizante no curso de Pedagogia – UERN

Autores

Palavras-chave:

Formação Universitária, Autoria, Atos de Currículo

Resumo

O estudo objetiva compreender os sentidos atribuídos ao “viver a universidade” como postura acadêmica para o desenvolvimento de uma formação experiencial, percebendo as aprendizagens experienciadas nos atos de currículo como possibilidade de uma formação existencial. Fundamenta-se em um Rigor Outro (Macedo, 2009), englobando seres humanos em formação, incluindo o poético, o filosófico, o literário e as incertezas inerentes aos sujeitos.  Nos inspiramos na Multirreferencialidade (Ardoino,1998), Histórias de Vida (Josso, 2004) e Atos de Currículo (Macedo, 2020), construindo autonarrativas a partir do diário de Pesquisa (Barbosa, 2010). Utilizamos como fontes de pesquisa os livros, artigos, dissertações e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – PPP. Portanto, compreendemos os sentidos do “viver a universidade” extrapolando os limites do currículo instituído, ou qualquer intenção de apenas preencher um currículo formal, mas como postura assumida diante da formação implicada e engendrada nos Atos de Currículo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. (org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCAr, 1998.

BARBOSA, A. SANTOS, E. RIBEIRO, M. (2017). Diário online no Whatsapp: app-learning em contexto de pesquisa-formação na cibercultura. In: PORTO, C., OLIVEIRA, K.E., and CHAGAS, A., comp. Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons [online]. Salvador: Ilhéus: EDUFBA; EDITUS, pp. 235-256. ISBN 978-85-232-2020-4. https://doi.org/10.7476/9788523220204.0013.

BARBOSA, J. G.; RIBEIRO, M. R. F. Abordagem Multirreferencial e formação autoral. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 38-73, 14 jan. 2019.

BARBOSA, Joaquim Gonçalves. O Diário de Pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo/Joaquim Gonçalves Barbosa, Hemi Hess - Brasília, Liberalivro, 2010.

EDUCAÇÃO, Departamento de. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Mossoró, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1jCXZK4Q0yem_VdJJRkVbs7r9eyL4mtjG. Acesso em: 11/02/2022.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. O corpo biográfico: corpo falado e corpo que fala. Porto Alegre: Educação e Realidade, v. 37, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.ufrgs.br/edu_realidade/. Acesso em: 04 nov. 2022.

MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL, Álamo. Um rigor outro: sobre

a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador: EDUFBA, 2009.

MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária- Experiências transingulares com o método em Ciências da Educação/ Roberto Sidnei Macedo; Prefácio de Denise Guerra. - 1.ed.- Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. 168 p.

Publicado

2023-06-06

Como Citar

OLIVEIRA, Y. S. S.; RIBEIRO, M. R. F. Viver a universidade: narrativas de uma formação autorizante no curso de Pedagogia – UERN. Revista Processando o Saber, v. 15, n. 01, p. 47-62, 6 jun. 2023.