O uso de conteúdos sobre biologia e meio ambiente para ensinar educação ambiental

Autores

Palavras-chave:

Práticas ambientais, Agrofloresta, Análise Textual Discursiva

Resumo

Essa pesquisa objetiva mostra que os jogos, dinâmicas e boas práticas florestais foram fundamentais para o ensino da Educação Ambiental. O estudo foi feito com 15 estudantes do Ensino Médio de uma escola Estadual, que participaram de aulas teóricas e práticas. As aulas foram conduzidas em uma Universidade do Norte Pioneiro. Primeiramente foi aplicado um jogo sobre ambientes naturais e outro sobre tipos de animais e plantas. Depois nós fizemos diferentes dinâmicas sobre ecologia e meio ambiente. Ao final nós perguntamos aos participantes sobre o desenvolvimento do processo de agrofloresta. Fragmentos textuais de um questionário foram selecionados para Análise Textual Discursiva. Os resultados mostraram que essas práticas foram efetivas no ensino de Educação Ambiental. Entretanto, os resultados indicaram que os estudantes conhecem pouco sobre animais e plantas regionais. Havendo a necessidade de desenvolver mais atividades para que eles aprendam os nomes de plantas e animais Brasileiros.

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Biografia do Autor

Thiago Ezídio de Oliveria, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Thiago Ezídio de Oliveira is an undergraduate biology student at State University of Northern Paraná. He’s an Araucária Foundation scholarship holder (institutional program of scholarships for social inclusion support). He is part of the research group named Teaching and Teachers’ Education at the University of Northern Paraná.

Dayanne da Silva Alves , Universidade Estadual de Londrina

Dayanne da Silva Alves is a biologist and holds a master’s in teaching (University of Northern Paraná). At the moment, she’s a doctoral student in the Graduate Program in Science Teaching and Mathematical Education at the State University of Londrina and an assistant at Cristo Rei College. She participates in the research group named Teaching and Teachers’ Education at the University of Northern Paraná. 

Rodrigo de Souza Poletto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Rodrigo de Souza Poletto: Biologist graduated from University of São Paulo State of Assis. He has a master‘s degree and is a Doctor in Biology Science (University of São Paulo State of Botucatu). His research area comprises botanical studies, environmental education, and teachers’ education. He is an Associate Professor at the State University of Northern Paraná in the department of Biology and the Master's Program of Education. He also participates in the Research Group Teaching and Teachers’ Education at the University of Northern Paraná.

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

THIAGO EZÍDIO DE OLIVERIA; DAYANNE DA SILVA ALVES; … POLETTO, R.; O uso de conteúdos sobre biologia e meio ambiente para ensinar educação ambiental. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 14, n. 01, 150-161, 18 maio 2022. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/252. Acesso em: 23 dez. 2024.