A inteligência artificial e os sistemas especialistas aplicados à produção

Autores

  • Sergio Alexandre Castro Faculdade de Tecnologia de Jahu
  • Ana Claudia das Neves Silva Faculdade de Tecnologia de Jahu
  • Kelly Cristina das Neves Silva Brotti Faculdade de Tecnologia de Jahu

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Inteligência Artificial na engenharia de produção, sistemas especialistas na engenharia de produção

Resumo

Um dos problemas mais decorrentes relacionados às informações nos dias de hoje é a inconsistência. A informação é o que fomenta os processos, disso não há dúvida, contudo o uso incorreto dos dados acarreta prejuízos não só materiais, desde a compra de matéria prima até o processo logístico pós-produção, como também prejuízos organizacionais, ou seja, na tomada de decisões. Portanto, o trabalho visou numa pesquisa bibliográfica, a discussão detalhada e multidisciplinar para buscar soluções aos problemas causados pela divergência de informações nas organizações relacionadas e previsão de demanda e planejamento e controle de Estoques. Diversas áreas foram utilizadas (para a elaboração da pesquisa), dentre elas: Marketing, Base de Dados, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, Gestão da Produção e Administração. Baseado nesses conhecimentos, foi constatado, que a Inteligência Artificial é capaz de revolucionar a base tecnológica do setor de produção, bem como seus apêndices. Foi encontrada dentro dos ramos da IA a solução promissora tão ansiada - ramo esse que faz da IA a grande esperança tecnológica para fins de eficiência e eficácia dos sistemas produtivos - os Sistemas Especialistas (SEs), por meio disso foram dadas ideias prévias do benefício da implementação dessa tecnologia. Neste trabalho entendeu-se que o uso de um SE na produção industrial, ao relacionar a mensuração de demanda ao controle de estoques, pode trazer benefícios grandiosos, pois na medida em que as informações são estruturadas mais elaboradamente, as inconsistências e os prejuízos diminuem significativamente, aumentando substancialmente a eficiência organizacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, C. A. C. Estudo de causa e estratégias para lidar com variação na utilização da capacidade dos recursos produtivos em ambientes de empresas enxutas. Dissertação (Doutorado). Departamento de Engenharia da Produção - UFSCAR, 2010.

BARBIERI, J.C. Gestão ambiental empresarial. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BATTERSBY, A. Previsão de vendas. 2. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

COSTA, M. A. B. Uma abordagem sobre inteligência artificial e simulação, com uma aplicação na pecuária de corte nacional. Revista de Produção, 1991. Disponível em: http://www.revistaproducao.net/arquivos/websites/32/v02n1a04.pdf. Acesso em: 28 mai. 2013.

DUTRA, R. G. et al. Aplicação de métodos de inteligência artificial em inteligência de Negócios. IN: XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção - ENEGEP 2005 ABEPRO 4956, 29 out a 01 de nov de 2005, Porto Alegre, RS. Anais.

KOTLER, P; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 14. ed. São Paulo: Person Education do Brasil, 2012.

MILTON, M. Use a Cabeça! Análise de Dados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.

MORALES, A. B. T. Sistemas Especialistas. 2011. Disponível em: http://pessoal.utfpr.edu.br/arildo/arquivos/Aula_5_SE%20e%20SBC.pdf Acesso em: 02 mar. 2014.

NASCIMENTO, R. S. Tecnologias da Inteligência Artificial na Administração do Conhecimento. Monografia (Bacharelado). Departamento de Ciências Exatas – UFMS, 2001.

RICH, Elaine. Inteligência Artificial. São Paulo: McGraw-Hill, 1988.

SCHUTZER, D. Artificial intelligence: an applications-oriented approach. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1987.

SLACK, N.; CHAMBER, S.; HARDLAND, C.; HARRISON, A. e JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2012.

TOMPSON, J. D. Dinâmica Organizacional: Fundamentos Sociológicos da Teoria administrativa. São Paulo, McGraw-Hill, 1976.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

CASTRO, S. A.; SILVA, A. C. DAS N.; BROTTI, K. C. DAS N. S. A inteligência artificial e os sistemas especialistas aplicados à produção. Revista Processando o Saber, v. 6, p. 27-46, 1 out. 2014.

Edição

Seção

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas