Tecnologias da informação e comunicação
a necessidade de inserção dos jovens na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14994247Keywords:
Education, Reading, Public policy, SkillsAbstract
A pesquisa consiste em introduzir a reflexão e compreensão sobre a inserção dos jovens nas Tecnologias de Comunicação e Informação da Educação Básica e o desenvolvimento crítico da leitura dessas informações por meio de uma pesquisa bibliográfica à luz da Política Pública para Educação de Jovens e das tecnologias existentes, buscando compreender a complexidade de pensar na postura da escola e na capacitação de professores priorizando a qualidade educacional. Em nossa análise o objetivo estava em compreender a tecnologia na educação e os ambientes virtuais disponíveis na prática educativa, analisar os fatores que determinam um bom resultado na educação e as relações entre alunos e professores com as novas tecnologias e como isso interferem no desenvolvimento educacional. Para isso, foi adotado um referencial teórico para fundamentação do trabalho de pesquisa, a fim de estruturar o artigo e viabilizar compreender a estrutura educacional. Para referenciar o trabalho com políticas públicas para educação de jovens e adultos a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases foram essenciais para fundamentar a discussão, nas questões que relacionaram a importância da leitura de Mundo, utilizamos como base os trabalhos de Freire (2006 e 2015) que fortaleceram a importância de uma visão crítica do que é informado e, por fim, na inserção dos jovens da Educação Básica na Tecnologia da Informação e Comunicação Barbosa et. al. (2015) e Blikstein e Zuffo (2012) contribuíram para compreendermos as diversas possibilidades e estratégias para o uso das tecnologias. Nesse sentido, acreditamos que este estudo permitirá a compreensão de uma categoria analítica a partir dessas questões essenciais para a educação.
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