Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning

Autores

  • Bruno Zolotareff Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Palavras-chave:

E-Folks, E-Learning, Folksonomia, LMS, Web

Resumo

Esse projeto de pesquisa se dedica ao estudo da utilização da folksonomia no processo de classificação colaborativa e agregador de conteúdos baseados no sistema e-Folks e como meio de comunicação para auxiliar no aprendizado em sistemas e-Learning, utilizando a folksonomia para facilitar a recuperação de informações no processo de aprendizagem do estudante. O processo de comunicação do estudante durante o período de aprendizagem é um dos fatores mais críticos, isso ocorre por diversas razões. Dentre elas, destacam-se a falta de comunicação interativa entre os agentes, a ausência de utilização de meios de comunicação social integrado ao conteúdo disponibilizados nas plataformas de e-Learning e a falta de adaptação de conteúdo relacionado com o perfil do estudante ou para o aprendizado coletivo. Baseado nessas ideias, alguns sistemas como LMS existentes, Redes Sociais e ferramentas de integração foram analisados, e essa análise trouxe importantes subsídios para o desenvolvimento de um modelo instrucional colaborativo utilizando a plataforma e-Folks desenvolvida para estudar o uso da folksonomia em sistemas e-Learning na Web.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, A; MESQUITA, D; COSTA, L. FOLKSONOMIA: uma nova modalidade de indexação e recuperação da informação na web1. XXXIII Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação, 2010.

BLATTMANN, Ursula; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Colaboração e interação na Web 2.0 e Biblioteca 2.0. . Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.12, n.2, p. 191-215, jul./dez., 2007.

BRANSFORD, J.: BROWN, A.L.; COCKING, R.R.; COUNCIL, N.R. How People Learn: Brain, Mind, Experience, and School: Expanded Edition. Washigton.D.C., National Academy Press, National Research Coucil, 2003.

BRANDT, Mariana; MEDEIROS, Marisa Bräscher Basílio. Folksonomia: esquema de representação do conhecimento? Transinformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 111-121, maio/ago., 2010.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, São Paulo: Paz e Terra, 2000.

DIAS, Paulo. Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web. CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education, ISSN 0871-9187, 2000.

GOUVÊA, C.; LOH. Folksonomias: Identificação de Padrão na Seleção de Tags para Descrever Conteúdos. RESI-Revista Eletrônica de Sistemas de Informação Edição 11, nº 2, 2007.

GUY, M; TONKIN, E;. Folksonomies tidying up tags?, D-Lib Magazine January. Valume 12, Number 1. ISSN 1082-9873, 2006.

LÉVY, Pierre. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. In:Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. Tradução de MARTINS, F.; SILVA, J. M. PortoAlegre: Sulina/EDIPUCRS, 1999.

MARIN, E.S. Fluzz: Uma rede social baseada em inteligência coletiva. Universidade Federal de Goiás (UFG). VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conpeex, 2011.

NEWMAN, Mark EJ; WATTS, Duncan J. Scaling and percolation in the small-world network model. Physical Review E, v. 60, n. 6, p. 7332, 1999.

OLIVEIRA, Jose M. P. Modelo de Referência Para Sistemas Hipermídia Adaptativos Educacionais, tese de Doutorado. Campo Montenegro, São José dos Campos, SP – Brasil, 2004.

OLIVEIRA, Maria Luzia Alexandre de. Folksonomia: uma indexação livre e social das informações na WEB. 2008. 52 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2008.

PIMENTEL, E. P. Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição do conhecimentos do aprendiz. 2006. 218f. Tese (Doutorado em Tecnologia Eletrônica e Computação) Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Divisão de ciência da Computação. São José dos Campos, SP. 2006.

RAPETTI, Luciano. Folksonomia: organização e uso da informação na web. Trabalho de Conclusão de Curso 2007 (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

RUFINO, Airtiane F. Folksonomia: o efeito de sua aplicação na recuperação da informação. 2010. 57f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

SANTINI, R.M; SOUZA, R. F. Classificação colaborativa de conteúdos não-textuais na internet: as novas formas de mediação e organização da informação da música através da folksonomia. GT 2: Organização e Representação do Conhecimento Modalidade de apresentação: comunicação oral. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação Inovação e inclusão social: questões contemporâneas da informação Rio de Janeiro, 25 a 28 de outubro de 2010.

SEGUNDO, José Eduardo Santarem; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. Rede de Tags para recuperação da informação no contexto da Representação Interativa. PBCIB, v.6, n.2, 2012.

SOUZA, Centro Paula. Centro Tecnologico Educacional do Estado de São Paulo. Disponível em <http://www.centropaulasouza.sp.gov.br>. Acessado em abril de 2013.

TIDIA-AE, Portal do Projeto TIDIA-AE, 2008. Disponível em: <http://tidia-ae.iv.org. br/portal/>. Acessado em: Março de 2011.

WAL, Thomas. Folksonomy 2004. Disponível em <http://vanderwal.net/folksonomy. html>. Acessado em agosto de 2012.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

SANTOS, B. Z. Comunicação colaborativa: estudo do emprego da folksonomia em sistemas e-learning. Revista Processando o Saber, v. 6, p. 08-26, 1 out. 2014.

Edição

Seção

Educação