Práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior tecnológico: possibilidades de articulação entre as disciplinas

Autores

  • Marluce Gavião Sacramento Dias Faculdade de Tecnologia Vitor Civita

Palavras-chave:

Currículo, Interdisciplinaridade, Língua Inglesa, Novas Práticas Pedagógicas

Resumo

Tendo em vista a sociedade global e suas características de desenvolvimento tecnológico permanente e a consequente competitividade, as exigências de mercado tornam-se cada vez maiores, demandando profissionais que sejam, além de especializados e competentes, também flexíveis. Para atender a essa demanda, os cursos de ensino superior tecnológico buscam novas concepções organizadoras que permitem a articulação de determinadas disciplinas, como a língua inglesa, dentro de um sistema teórico comum. Este artigo versa sobre estudo de caso que evidencia a flexibilidade oferecida por práticas pedagógicas que envolvem a interdisciplinaridade e que ampliam os domínios das competências e aproximam as disciplinas. A transposição de conhecimentos conduz a uma abertura disciplinar que permite a incursão em novos mundos e propicia a troca e a cooperação entre os saberes. Na aula de língua inglesa, com os textos sendo apresentados em inglês, a interdisciplinaridade se torna ainda mais efetiva, já que é o ensino de uma nova língua associada a diferentes saberes. Uma prática didática na qual se busca a participação mais efetiva do alunado, por meio de seminários e simulação de situações, como a leitura interpretativa de textos, propicia, com a aproximação dos alunos, a troca de experiências e cooperação, minimizando as distâncias não apenas entre as disciplinas, mas entre os próprios alunos. Assim, o ensino da língua estrangeira é otimizado e o alunado entra no mercado profissional melhor preparado para competir e responder às exigências atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CPS. Sobre o Centro Paula Souza. 2018. Disponível em: <http://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/>. Acesso em: 10 dezembro 2016.

FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade. Cortez. São Paulo, 2008.

GALLO, Sílvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, N. & Garcia, R.L. (org.) O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNESCO, 2000.

PETEROSSI, H.G., Fundamentos e práticas em educação profissional e tecnológica - subsídios ao estudo da educação profissional e tecnológica - CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo, Centro Paula Souza, 2014.

SAVIANI, D., Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2003.

Publicado

2018-10-01

Como Citar

DIAS, M. G. S. Práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior tecnológico: possibilidades de articulação entre as disciplinas. Revista Processando o Saber, v. 10, p. 130-140, 1 out. 2018.