Práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior tecnológico: possibilidades de articulação entre as disciplinas
Palavras-chave:
Currículo, Interdisciplinaridade, Língua Inglesa, Novas Práticas PedagógicasResumo
Tendo em vista a sociedade global e suas características de desenvolvimento tecnológico permanente e a consequente competitividade, as exigências de mercado tornam-se cada vez maiores, demandando profissionais que sejam, além de especializados e competentes, também flexíveis. Para atender a essa demanda, os cursos de ensino superior tecnológico buscam novas concepções organizadoras que permitem a articulação de determinadas disciplinas, como a língua inglesa, dentro de um sistema teórico comum. Este artigo versa sobre estudo de caso que evidencia a flexibilidade oferecida por práticas pedagógicas que envolvem a interdisciplinaridade e que ampliam os domínios das competências e aproximam as disciplinas. A transposição de conhecimentos conduz a uma abertura disciplinar que permite a incursão em novos mundos e propicia a troca e a cooperação entre os saberes. Na aula de língua inglesa, com os textos sendo apresentados em inglês, a interdisciplinaridade se torna ainda mais efetiva, já que é o ensino de uma nova língua associada a diferentes saberes. Uma prática didática na qual se busca a participação mais efetiva do alunado, por meio de seminários e simulação de situações, como a leitura interpretativa de textos, propicia, com a aproximação dos alunos, a troca de experiências e cooperação, minimizando as distâncias não apenas entre as disciplinas, mas entre os próprios alunos. Assim, o ensino da língua estrangeira é otimizado e o alunado entra no mercado profissional melhor preparado para competir e responder às exigências atuais.
Downloads
Referências
CPS. Sobre o Centro Paula Souza. 2018. Disponível em: <http://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/>. Acesso em: 10 dezembro 2016.
FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade. Cortez. São Paulo, 2008.
GALLO, Sílvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, N. & Garcia, R.L. (org.) O sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: UNESCO, 2000.
PETEROSSI, H.G., Fundamentos e práticas em educação profissional e tecnológica - subsídios ao estudo da educação profissional e tecnológica - CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo, Centro Paula Souza, 2014.
SAVIANI, D., Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2018 Revista Processando o Saber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.