Educação inclusiva

competências digitais dos professores para o atendimento educacional especializado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15477485

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Competências digitais, Competências socioafetivas, Inclusão, Tecnologia

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi apresentar as percepções de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre as competências digitais (CD) necessárias para atender pessoas com deficiência. Com a transformação dos cenários educacionais pela tecnologia, o AEE, implementado desde 2015 no Brasil pela Lei Brasileira da Inclusão n. 13.146 (Brasil, 2015), busca promover a integração escolar. A pesquisa qualitativa envolveu 38 professores de escolas públicas e privadas no Rio Grande do Sul, destacando o papel das Tecnologias Assistivas e a importância das Competências Digitais para facilitar o aprendizado e criar ambientes inclusivos.

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Publicado

2025-06-06

Como Citar

SILVA, A. R.; MORSCHHEISER, H. N. C. de O.; PORTELLA, F. O.; SANTOS, B. G.; … MACHADO, L. S. R.; Educação inclusiva: competências digitais dos professores para o atendimento educacional especializado. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 17, n. 01, 74-88, 6 jun. 2025. DOI 10.5281/zenodo.15477485. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/382. Acesso em: 13 jul. 2025.