Discussões acerca de critérios para avaliação da qualidade de produtos educacionais em artigos científicos nacionais das áreas de ensino e educação

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Pós-Graduação Profissional, Produção Técnico-tecnológica, Parâmetros de qualidade

Resumo

Nos mestrados profissionais em Educação ou Ensino, um dos requisitos para a titulação é a elaboração de um produto educacional. Nesse contexto, surge a necessidade de criar instrumentos que possam auxiliar na avaliação da qualidade dessa produção. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender as discussões das pesquisas nesses campos acerca da avaliação da qualidade de produtos educacionais, de modo a identificar os critérios gerais considerados relevantes para orientar a elaboração de instrumentos de avaliação de tais produtos, visando à qualificação dessas produções. Para isso, por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, buscou-se artigos na base de periódicos da CAPES. A partir das regras estabelecidas para a busca sistemática, foram encontrados 5 artigos correspondentes ao escopo da pesquisa. Como resultado, percebeu-se que a questão mais recorrente nos artigos estudados diz respeito ao embasamento teórico dos produtos e a sua articulação à pesquisa prática, sendo esses elementos fundamentais para a qualidade dos produtos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli; PRINCEPE, Lisandra. O lugar da pesquisa no Mestrado Profissional em Educação. Educar em Revista, [s.l.], p. 103-117, 2017.

BISOGNIN, Eleni. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Polyphonía, v. 24, n. 2, [s.l.], p. 43-58, 2013.

CASTRO, Bruno; OLIVEIRA, Paulo; TINTI, Douglas. Análise de produtos educacionais elaborados no mestrado profissional em ensino de ciências exatas da UFSCAR e no MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO matemática da UFOP. Revista Ciências Humanas, v. 12, n. 2, [s.l.], p. 234-243, 2019.

CORDEIRO, Alexander Magno. OLIVEIRA, Glória Maria de. RENTERIA, Juan Miguel. GUIMARÃES, Carlos Alberto Guimarães. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, [s.l.], p. 428-431, 2007.

FISCHER, Tânia. Mestrado profissional como prática acadêmica. Revista brasileira de pós-graduação, v. 2, n. 4, [s.l.], p. 24-29, 2005.

GONÇALVES, Carmen Érica Lima de Campos. OLIVEIRA, Carolina de Souza. MAQUINÉ, Gilmara Oliveira. MENDONÇA, Andréa Pereira. (Alguns) desafios para os Produtos Educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 5, n. 10, [s.l.], p. 74-87, 2019.

GRECA, Ileana Maria. Discutindo aspectos metodológicos da pesquisa em ensino de ciências: algumas questões para refletir. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, [s.l.], p. 73-82, 2002.

HENTGES, Angelita. MORAES, Maria Laura Brenner de. MOREIRA, Maria Isabel Giusti. "Protótipo Para Avaliação Da Pertinência Dos Produtos Educacionais Desenvolvidos Nos Mestrados Profissionais." Revista Thema14.4. [s.l.], p. 3-6, 2017.

HENTGES, Angelita; DE MORAES, Maria Laura Brenner; BATALHA, Eliana Ratto de Castro. A formação continuada e os mestrados profissionais na área do ensino: a pertinência dos produtos educacionais. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, v. 6, n. 14, [s.l.], p. 23-36, 2019.

LEITE, Priscila Souza Chisté. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. CIAIQ2018, v. 1, [s.l.], p. 330-339, 2018.

MARTINS, Lígia Márcia. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro. OSTERMANN, Fernanda. CAVALCANTI, Claudio. Análises Multidimensional E Bakhtiniana Do Discurso De Trabalhos De Conclusão Desenvolvidos No âmbito De Um Mestrado Profissional Em Ensino De Física. Ciência & Educação 23.1, [s.l.], p. 181-196, 2017.

OSTERMANN, Fernanda. REZENDE, Flávia. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 26, n. 1, [s.l.], p. 66-80, 2009.

SAVEGNAGO, Cristiano Lanza. GOMEZ, Simone da Rosa Messina. CORTE, Marilene Gabriel Dalla. MARQUEZAN, Lorena Inês Peterini. Produtos de um mestrado profissional na área da educação: um estado do conhecimento. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 9, n. 18, [s.l.], p. 1-14, 2020.

SCHÄFER, Eliane Dias Alvarez. Impacto do mestrado profissional em ensino de física da UFRGS na prática docente: um estudo de caso. 2013. 338 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SOUZA, Josiane. Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de física. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

ZIHLMANNL, Karina Franco. MAZZAIALL, Maria Cristina. "Improvement of Educational Products Validation Form in Professional Postgraduate Programs." Revista Brasileira De Enfermagem 75.2, [s.l.], p. 1-7, 2022.

Publicado

2024-06-04

Como Citar

ROMERA, V. L. M. M.; COSTA, V. A. D.; SACHS, J. P. D. Discussões acerca de critérios para avaliação da qualidade de produtos educacionais em artigos científicos nacionais das áreas de ensino e educação . Revista Processando o Saber, v. 16, n. 01, p. 121-136, 4 jun. 2024.