Discussões acerca de critérios para avaliação da qualidade de produtos educacionais em artigos científicos nacionais das áreas de ensino e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14226303

Palavras-chave:

Educação Básica, Pós-Graduação Profissional, Produção Técnico-tecnológica, Parâmetros de qualidade

Resumo

Nos mestrados profissionais em Educação ou Ensino, um dos requisitos para a titulação é a elaboração de um produto educacional. Nesse contexto, surge a necessidade de criar instrumentos que possam auxiliar na avaliação da qualidade dessa produção. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender as discussões das pesquisas nesses campos acerca da avaliação da qualidade de produtos educacionais, de modo a identificar os critérios gerais considerados relevantes para orientar a elaboração de instrumentos de avaliação de tais produtos, visando à qualificação dessas produções. Para isso, por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, buscou-se artigos na base de periódicos da CAPES. A partir das regras estabelecidas para a busca sistemática, foram encontrados 5 artigos correspondentes ao escopo da pesquisa. Como resultado, percebeu-se que a questão mais recorrente nos artigos estudados diz respeito ao embasamento teórico dos produtos e a sua articulação à pesquisa prática, sendo esses elementos fundamentais para a qualidade dos produtos educacionais.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

ROMERA, V. L. M. M.; COSTA, V. A. D.; … SACHS, J. P. D.; Discussões acerca de critérios para avaliação da qualidade de produtos educacionais em artigos científicos nacionais das áreas de ensino e educação . Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 16, n. 01, 121-136, 4 jun. 2024. DOI 10.5281/zenodo.14226303. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/352. Acesso em: 22 dez. 2024.