Modularização de aplicativos iOS
Palavras-chave:
Aplicativos, Aplicativos Modulares, Dispositivos Móveis, Arquitetura de Software, iOSResumo
A necessidade das empresas de entregar aplicativos, modernos, rápidos e funcionais é cada vez mais latente no mercado de tecnologia, devido ao grande público que possui dispositivos móveis. O processo de desenvolvimento passou por mudanças significativas devido a questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e a grande adoção da tecnologia no cotidiano das pessoas ao redor do mundo. Como resultado desses avanços, surgiram questões importantes para aumentar a produtividade das equipes e melhorar a manutenibilidade dos sistemas tais como o controle do espaço que os aplicativos ocupam nos dispositivos dos usuários, arquitetura de aplicações para dispositivos móveis, injeção de dependência dentre outros temas importantes para a plataforma. Este artigo visou uma pesquisa bibliográfica a fim de citar desafios comuns para estabelecer a constituição de aplicativos modulares, habilitando a modernização, manutenibilidade e entregas rápidas e consistentes para empresas que necessitam de um aplicativo escalável, foi listado pontos chaves para produzir aplicativos com ênfase no sistema operacional iOS. Contribuindo para a comunidade de tecnologia sobre esse assunto, no qual há pouca literatura sobre arquitetura de aplicativos.
Downloads
Referências
ANDROID DEVELOPER. Guia para arquitetura do app. Disponível em: https://developer.android.com/topic/architecture. US: Android Developer, 2022.
CLEAN SWIFT. Manual do Clean Swift. Disponível em: https://clean-swift.com/handbook/. US: Clean Swift LLC, 2022.
DAHLEM, Marc; RAHM, Ricarda; BECKER, Martin. App Variants and Their Impact on Mobile Architecture: An Experience Report. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/3336294.3336320. US: Association for Computer Machinery, 2019.
DEVELOPER APPLE. MODEL VIEW CONTROLLER. Disponível em:
https://developer.apple.com/library/archive/documentation/General/Conceptual/DevPedia-CocoaCore/MVC.html. US: Developer Apple, 2018.
EIDHOF, Chris; GALLAGHER, Matt; KUGLER, Florian. App Architecture: iOS Application Patterns in Swift. US: objc,2018.
EVANS, Eric. Domain-Driven Design: Atacando as complexidades no coração do Software. [S.I.] Alta Books 2017.
FOWLER, Martin. Refatoração: Aperfeiçoando o Design de Códigos Existentes. [S. l.] Novatec, 2020.
FOWLER, J Susan. Microsserviços prontos para a produção: Construindo sistemas padronizados em uma organização de engenharia de software. [S.I.], Novatec, 2017.
GARTNER. GUI (Graphical User Interface). Disponível em: https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/gui-graphical-user-interface. US: Gartner, 2022.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. São Paulo, Atlas, 2022.
GOOGLE CLOUD. Eliminating Toil. Disponível em:
https://sre.google/sre-book/eliminating-toil/. US: SRE Google, 2017.
MARTIN, Robert C. Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software. [S. l.], Alta Books 2019.
MICROSOFT. Containerized Docker Application Lifecycle with Microsoft Platform and Tools. US: Microsoft, 2022.
OROSZ, Gergely. Building Mobile Apps At Scale. Disponível em: https://www.mobileatscale.com/. US: Mobile At Scale, 2021.
RICHARDSON, Chris. Aplicação Strangler. Disponível em: https://microservices.io/patterns/refactoring/strangler-application.html. Microservices.io, 2021
SEEMAN, Mark. Dependency Injection Principles, Practices, and Patterns. US: Manning Publications, 2019.
VERNON, Vaughn. Implementando Domain-Driven Design. [S.I.], Alta Books 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Revista Processando o Saber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.