Melhoria de confiabilidade e robustez em dispositivo de assistência ventricular

Autores

Palavras-chave:

Dispositivo de Assistência Ventricular, Teste de Bancada, Segurança Inerente, Confiabilidade

Resumo

Este artigo propõe o desenvolvimento de um método para projetos de Dispositivos de Assistência Ventricular (DAV) que possa mensurar “in vitro” a melhoria da confiabilidade e riscos com conceito de segurança inerente, bem como critérios para a validação do projeto. Os modelos de DAV utilizados e desenvolvidos neste artigo de pesquisa foram: i) DAV.PETG-01 com um “design” superior e uma base que se conecta a estrutura da bomba, um acoplamento magnético com seis imãs que permite o acionamento por um motor externo e ajuste de folgas do eixo do mancal; ii) DAV.PETG.02 com um motor magnético “brushless”, rotor com mancais e elementos rolantes acionados por condução direta, que permite o funcionamento deste motor interno. O método, com o uso de análise de árvore de falhas, proporcionou a definição de frequência de falhas dos modelos testados que foram 5,0014E-02 para o DAV-PETG-01 e 3,314E-03 para o DAV.PETG.02. A frequência de falhas para as bombas da pesquisa de Reyes, utilizadas como referência para aplicação do método, foi 1,8228E-05. Com as frequências de falhas dos eventos topo para cada um dos modelos, foi possível calcular o índice de melhoria da confiabilidade entre eles, que foi de 0,068 e com uma % de Melhoria de Confiabilidade de 93,20%. Os modelos DAV.PETG.01 e DAV.PETG.02 foram plotados na região “inaceitável” do critério de aceitabilidade, em função da frequência de falhas elevada. Como referência as bombas de Reyes também foram plotadas, porém, na região “aceitável”. Para o problema de pesquisa, o método apresentou resultados mensuráveis da melhoria de confiabilidade, entre os modelos testados. Além de confirmar a aceitabilidade das bombas de Reyes, utilizado como estudo de caso. O critério de aceitabilidade mostrou-se coerente com os dados de confiabilidade calculados.

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Biografia do Autor

Jonatas Cerqueira Dias, Fatec Praia Grande

Este artigo propõe o desenvolvimento de um método para projetos de Dispositivos de Assistência Ventricular (DAV) que possa mensurar “in vitro” a melhoria da confiabilidade e riscos com conceito de segurança inerente, bem como critérios para a validação do projeto. Os modelos de DAV utilizados e desenvolvidos neste artigo de pesquisa foram: i) DAV.PETG-01 com um “design” superior e uma base que se conecta a estrutura da bomba, um acoplamento magnético com seis imãs que permite o acionamento por um motor externo e ajuste de folgas do eixo do mancal; ii) DAV.PETG.02 com um motor magnético “brushless”, rotor com mancais e elementos rolantes acionados por condução direta, que permite o funcionamento deste motor interno. O método, com o uso de análise de árvore de falhas, proporcionou a definição de frequência de falhas dos modelos testados que foram 5,0014E-02 para o DAV-PETG-01 e 3,314E-03 para o DAV.PETG.02. A frequência de falhas para as bombas da pesquisa de Reyes, utilizadas como referência para aplicação do método, foi 1,8228E-05. Com as frequências de falhas dos eventos topo para cada um dos modelos, foi possível calcular o índice de melhoria da confiabilidade entre eles, que foi de 0,068 e com uma % de Melhoria de Confiabilidade de 93,20%. Os modelos DAV.PETG.01 e DAV.PETG.02 foram plotados na região “inaceitável” do critério de aceitabilidade, em função da frequência de falhas elevada. Como referência as bombas de Reyes também foram plotadas, porém, na região “aceitável”. Para o problema de pesquisa, o método apresentou resultados mensuráveis da melhoria de confiabilidade, entre os modelos testados. Além de confirmar a aceitabilidade das bombas de Reyes, utilizado como estudo de caso. O critério de aceitabilidade mostrou-se coerente com os dados de confiabilidade calculados.

Jefferson Cerqueira Dias, Fatec Itaquera

Este artigo propõe o desenvolvimento de um método para projetos de Dispositivos de Assistência Ventricular (DAV) que possa mensurar “in vitro” a melhoria da confiabilidade e riscos com conceito de segurança inerente, bem como critérios para a validação do projeto. Os modelos de DAV utilizados e desenvolvidos neste artigo de pesquisa foram: i) DAV.PETG-01 com um “design” superior e uma base que se conecta a estrutura da bomba, um acoplamento magnético com seis imãs que permite o acionamento por um motor externo e ajuste de folgas do eixo do mancal; ii) DAV.PETG.02 com um motor magnético “brushless”, rotor com mancais e elementos rolantes acionados por condução direta, que permite o funcionamento deste motor interno. O método, com o uso de análise de árvore de falhas, proporcionou a definição de frequência de falhas dos modelos testados que foram 5,0014E-02 para o DAV-PETG-01 e 3,314E-03 para o DAV.PETG.02. A frequência de falhas para as bombas da pesquisa de Reyes, utilizadas como referência para aplicação do método, foi 1,8228E-05. Com as frequências de falhas dos eventos topo para cada um dos modelos, foi possível calcular o índice de melhoria da confiabilidade entre eles, que foi de 0,068 e com uma % de Melhoria de Confiabilidade de 93,20%. Os modelos DAV.PETG.01 e DAV.PETG.02 foram plotados na região “inaceitável” do critério de aceitabilidade, em função da frequência de falhas elevada. Como referência as bombas de Reyes também foram plotadas, porém, na região “aceitável”. Para o problema de pesquisa, o método apresentou resultados mensuráveis da melhoria de confiabilidade, entre os modelos testados. Além de confirmar a aceitabilidade das bombas de Reyes, utilizado como estudo de caso. O critério de aceitabilidade mostrou-se coerente com os dados de confiabilidade calculados.

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

DIAS, J. C.; DIAS, J. C.; FILHO, D. J. DOS S. Melhoria de confiabilidade e robustez em dispositivo de assistência ventricular. Revista Processando o Saber, v. 14, n. 01, p. 73-85, 18 maio 2022.

Edição

Seção

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas