Mudanças na área da educação durante a pandemia do COVID-19 no Brasil no ano de 2020

Autores

Palavras-chave:

Mudanças na Educação, Home Office, Sistema Hibrido

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo buscar quais as mudanças foram feitas no setor educacional para que fosse dado continuidade as atividades da instituição durante a pandemia do COVID-19 em 2020, visando responder se as instituições pretendem, ou não, adotar as mudanças permanentemente após o fim da pandemia. Para os resultados deste artigo, foram feitas três entrevistas com responsáveis de instituições de ensino diferente, sendo as duas primeiras com escola franquiada, onde uma era de cursos de informática e outra de idiomas, e a última foi uma escola de convênio do ensino do fundamental ao médio. Os resultados foram apurados e notou-se que as duas franquiadas, por mais que queiram adotar as mudanças, não possuem autonomia para isso, já a escola conveniada possui e quer continuar com as mudanças, tornando-se um sistema de ensino hibrido. Por fim, concluiu-se que, o COVID-19 apesar de malicioso para o meio ambiente, sociedade e empresas, acabou trazendo novas atitudes, não apenas na questão da limpeza, mas também com relação a um sistema flexível de ensino.

           

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, FABIANE D. DE MAGALHÃES. As Relações de Trabalho na Modalidade Home Office em Empresas de Bens de Consumo. Publicado em abril de 2019. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/22050/2/Fabiane%20Domingues%20de%20Magalh%C3%A3es%20de%20Almeida.pdf. Acessado em 02 de novembro de 2020 as 19 horas e 40 minutos.

BARROSO, BÁRBARA et al. A saúde do trabalhador no COVID-19 vezes: reflexões sobre saúde, segurança e terapia ocupacional - Cafajeste. Bras. Ter. Ocup. vol.28 no.3 São Carlos jul./set. 2020 Epub 21 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102020000301093&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acessado em 02 de novembro de 2020 as 18horas e 50 minutos.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Secretaria Executiva. Súmula do Parecer CNE/CP n. 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, ed. 83, seção 1, Brasília, DF, p. 63, 04 maio 2020e. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/sumula-do-parecer-cne/cp-n-5/2020-254924735 . Acessado em 02 de novembro de 2020 as 18 horas e 30 minutos.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União, ed. 239, seção 1, Brasília, DF, p. 131, 11 dez. 2019. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acessado em 02 de novembro de 2020 as 18 horas e 30 minutos.

COSTA, SIMONE DA SILVA. Pandemia e desemprego no Brasil – publicado em agosto de 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122020000400969&script=sci_arttext. Acessado em 02 de novembro de 2020 as 19 horas.

FILARDI, F., & Castro, R. M. P. de (2017). Análise dos resultados da implantação do teletrabalho na administração pública: Estudo dos casos do SERPRO e da Receita Federal. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, SP, Brasil, 41. Acessado em 02 de novembro de 2020 as 18horas.

FILHO, JOSÉ et al. A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19. Disponível em: http://www.profsaude-abrasco.fiocruz.br/sites/default/files/publicacoes/a_saude_do_trabalhador_e_o_enfrentamento.pdf. Acessado em 02 de novembro de 2020 as 19 horas.

FRAGA, GABRIEL. 83% dos profissionais preferem atuar no sistema home office. Publicado em 11 de agosto de 2019 às 14h30. Disponível em: https://atarde.uol.com.br/empregos/noticias/2082462-83-dos-profissionais-preferem-atuar-no-sistema-home-office. Acessado em 29 de setembro de 2020 as 18 horas.

HEINEN, VICENTE LOEBLEIN e MATTEI LAURO. Impactos da crise da Covid-19 no mercado de trabalho brasileiro. Revista de Economia Política, vol. 40, nº 4, pp. 647-668, outubro-dezembro/2020. Disponível em: https://centrodeeconomiapolitica.org.br/rep/index.php/journal/article/view/2078/2178. Acessado em 02 de novembro de 2020 as 17 horas e 40 minutos.

OTTA, LU AIKO. Governo economiza R$ 1bi com servidores em home office, diz Ministério da Economia. – Publicado em 25 de novembro de 2020 às 10h45. Disponível em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/09/25/governo-economiza-r-1-bi-com-servidores-em-home-office-diz-ministerio-da-economia.ghtml. Acessado em 29 de setembro de 2020 as 18 horas.

PIMENTEL, A., Costa, M., & Souza, F. (2011). Terapia Ocupacional na Atenção Básica: a construção de uma prática. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo , 22 (2), 110-116. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i2p110-116. Acessado em 02 de novembro de 2020 as 18horas e 50 minutos.

ROSENFIELD, C. L.; ALVES, D. A. de. Autonomia e trabalho informacional: o teletrabalho. DADOS – Revista de Ciências Sociais, v. 54, n. 1, p. 207-233, 2011. Acessado em 20 de outubro de 2020 as 17 horas e 30 minutos.

SOBRATT - Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Disponível em http://www.sobratt.org.br/index.php/certificacao/questoes/. Acessado em 02 de novembro de 2020 as 19 horas e 25 minutos.

TIMO, DESIRÉE. Reflexões sobre o teletrabalho no Brasil: antes e depois da Lei n. 13.467/2017 – publicado em 01 de setembro de 2017. Disponível em: http://www.granadeiro.adv.br/sem-categoria/2017/09/01/reflexoes-teletrabalho-no-brasil-da-lei-n-13-4672017#:~:text=Doutrina%2C%20Sem%20categoria%2C-,Reflex%C3%B5es%20sobre%20o%20teletrabalho%20no%20Brasil%3A%20antes%20e%20depois%20da,(CLT)%20ou%20legisla%C3%A7%C3%A3o%20esparsa. Acessado em 29 de setembro de 2020 as 18 horas.

Publicado

2021-06-09

Como Citar

SILVA, L. C. S.; AGUIAR, R. S.; … SIGRIST, V. C.; Mudanças na área da educação durante a pandemia do COVID-19 no Brasil no ano de 2020. Revista Processando o Saber, São Paulo, Brasil, v. 13, 17-28, 9 jun. 2021. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/142. Acesso em: 22 nov. 2024.