Plano nacional de pós-graduação 2005-2010: uma reflexão sobre a trajetória política para o desenvolvimento do potencial científico e tecnológico do Brasil

Autores

  • Nilson Duarte Carlos Silva Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

Políticas de ciência e tecnologia, Pós-graduação e formação de recursos humanos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a trajetória das políticas adotadas no Brasil, suas estruturas e órgãos responsáveis por implementar o planejamento das políticas científicas e tecnológicas, e realizar uma reflexão sobre o plano nacional de pós-graduação 2005-2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUSH, V. Science, the endless frontier: a report to the president on a program for postwar scientific research. Washington, National Science Foundation, 1990 (reprinted).

DURHAM, E. e GUSSO, D. Pós-Graduação no Brasil: problemas e perspectivas. Brasília, Capes, 1991, mimeo.

GUIMARAES, Reinaldo. Pesquisa no Brasil: a reforma tardia. São Paulo Perspec., out/dez 2002, vol. 16, n° 4, p. 41-47. ISSN 0102-8839.

HERRERA, A. Um novo enfoque do desenvolvimento e o papel da ciência e da tecnologia – texto apresentado em seminário internacional, ano 1979. – adaptado por Renato P. Dagnino 2005.

LOURENCO, R. Projeções das principais dimensões da pós-graduação brasileira e dos investimentos adicionais necessários – Subsídios para a elaboração do PNPG 2005-2010.

SMITH, B. American science policy since world war II. Washington-DC, The Brookings Institution, 1990.

SOUZA, H.; ALMEIDA, D.; RIBEIRO, C. Política científica: debates planejamento, São Paulo, Perspectiva, 1972.

VELLOSO, J.; VELHO, L. Mestrandos e doutorandos no país: trajetórias de formação, Brasília, Capes, 2001.

Publicado

2010-10-01

Como Citar

SILVA, N. D. C.; Plano nacional de pós-graduação 2005-2010: uma reflexão sobre a trajetória política para o desenvolvimento do potencial científico e tecnológico do Brasil . Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 2, 77-100, 1 out. 2010. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/114. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação