PUBLICADA NOVA EDIÇÃO 2024 - V. 16

2024-06-06

O termo “Inteligência Artificial” (IA) vem se popularizando entre a sociedade, em parte, por conta de ferramentas disponíveis na internet por instituições, como por exemplo, a organização sem fins lucrativos, Open IA. No grau de evolução atual, estas ferramentas entregam aos usuários experiências impressionantes de interação com a IA generativa e que vêm sendo utilizadas em diversas áreas profissionais com sucesso. Tal fato explica o aumento na utilização do termo “Inteligência Artificial” neste volume de 2024 da Revista Processando o Saber que foi de oitenta e nove vezes, um aumento considerável se levarmos em conta o volume de 2023 (duas vezes) ou o volume de 2022 (três vezes). Isto reflete as atuais inovações em torno de uma área que vêm crescendo e se expandindo em diversos horizontes caracterizando um marco na era da tecnologia da informação.

Os estudos na área de IA são antigos, o termo em si foi criado nos anos cinquenta por John McCarthy, embora o assunto já tivesse sido abordado no passado. Ao longo do tempo diversos cientistas e pesquisadores criaram subáreas da IA, como por exemplo Aprendizado de Máquina, Processamento de Linguagem Natural, ou Mineração de Dados. Tais subáreas vêm utilizando e aprimorando técnicas como Redes Neurais Artificiais, Algoritmos Genéticos, Visão computacional entre outras técnicas relevantes.

Neste exemplar, graças ao trabalho incansável de todos os colaboradores envolvidos por todo o fluxo editorial, conseguimos publicar diversos artigos de qualidade, entre eles, aqueles que abordam a IA nas áreas de educação, medicina e análise de sistemas. Destacamos ainda que a metodologia de pesquisa científica tem sido a maneira pelo qual nos aproximamos da veracidade das informações, por meio do artigo científico, especialmente em um contexto atual de grande quantidade de informações e de possíveis desafios e ameaças relacionadas ao futuro da IA como um todo. Por isso destacamos a necessidade de abordagens fundamentadas e críticas ao lidar com esta tecnologia que permanece em constante evolução.

 

Fábio Pessôa de Sá
Editor