Life coaching

elementos da psicologia positiva na construção de uma vida plena e feliz

Autores

  • Adriana Leite de Almeida Souza ETEC Carlos de Campos

Palavras-chave:

Psicologia Positiva, Flow, Jogo interior, Coaching, Felicidade

Resumo

Este artigo apresenta cinco elementos da Psicologia Positiva, denominados pelo acrônimo PERMA, que surgiram em pesquisas acadêmicas de Martin Seligman no final do século XX, aliados a outras técnicas correlacionadas como o Flow, objeto de estudo de Mihaly Csikszentmihalyi, e o Jogo Interior, observado por Timothy Gallwey, que identificou que o maior adversário do ser humano está na mente de cada um. Utilizados como ferramentas em um processo de Life Coaching, esses pilares podem contribuir para resultados ainda mais sustentáveis. Assim, além de maximizar potenciais que levem ao alcance de um objetivo desejado, uma pessoa que passe por um processo de Life Coaching pode acessar, dentro da sua capacidade inata de aprendizagem, a felicidade plena e conectar-se a ela de maneira orgânica e natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Fluir (Flow): Una psicología de la Felicidad. Barcelona: Kairós, 1990.

FRANKL, Viktor. Em busca de sentido. São Paulo: Vozes, 1991.

FREUD, Sigmund. Fundamentos da clínica psicanalítica. São Paulo: Autêntica, 2017.

GALLWEY, Timothy. O jogo interior do tênis. São Paulo: SportBook, 2016.

JAMES, William. The principles of psychology. In Britannica Great Books of the Western World. Chicago: Chicago University Press, 1952.

MASLOW, Abraham. Introdução à psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado, 1968.

MCCARTHY, Jeremy. Prospection: Psychology Turns to the Future. Disponível em http://psychologyofwellbeing.com/201610/prospection-psychology-turns-to-the-future.html. Acessado em 25 de fevereiro de 2019.

SELIGMAN, Martin. Felicidade Autêntica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

SELIGMAN, Martin. Florescer. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

VILHENA, Paulo. Acima e abaixo da linha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hE9wf9q5Lyw&t=16s. Acessado em 20 de fevereiro de 2019.

WATSON, John. O comportamentismo. in HERRNSTEIN, R. J. e BORING, E. G. Textos básicos de história da psicologia. São Paulo: Herder e EDUSP, 1971.

WHITMORE, John. Coaching para aprimorar o desempenho. São Paulo: Clio, 2012.

Publicado

2020-05-01

Como Citar

SOUZA, A. L. DE A. Life coaching: elementos da psicologia positiva na construção de uma vida plena e feliz. Revista Processando o Saber, v. 12, p. 37-50, 1 maio 2020.