A realidade educacional no contexto do desenvolvimento tecnológico

Autores

  • Alzira Jacob Venâncio Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

Desenvolvimento tecnológico, Educação, Papel do professor

Resumo

O propósito do artigo é demonstrar os efeitos que o desenvolvimento tecnológico tem sobre o processo educacional e a importância da adequação desses processos à nova realidade global. O trabalho aborda aspectos voltados à posição estratégica da universidade e ao papel atribuído ao professor de tutor tecnológico do aluno. Este artigo busca identificar, também, quais os conhecimentos, habilidades e comportamentos mais importantes que os estudantes precisam desenvolver para que possam ter êxito no século XXI. Subjacente a meta de preparar os estudantes para trabalharem no futuro está a meta de prepará-los para construírem esse futuro. Nós acreditamos que a adequação da escola e de seus processos à tecnologia é condição fundamental para que ela cumpra o seu papel social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIMENSTEIN, Gilberto. O Aprendiz do Futuro – cidadania hoje e amanhã. São Paulo: Ática, 1998.

ESTEVE, José M. Mudanças Sociais e Função Docente. In: NÓVOA, Antonio (org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, p.93-124, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e Ação sobre a Prática com Libertação Profissional dos Professores. In: NÓVOA, Antônio (org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, p.63-92, 1995.

NEVES, Magda de Almeida. Mudanças Tecnológicas: impactos sobre o trabalho e a qualificação profissional, Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n° 81, p.45-52, maio. 1992

PAPERT, S.A. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

PIAGET, Jean. Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

TOFLER, Alvin. A Terceira Onda. Rio de Janeiro: Record, 1995.

VILLA, A. La formación del professorado en la encrucijada. In: VILLA, A. (coord.). Perspectivas j problemas de la funcion docente. Madrid: Narcea, p.24-38. 1988.

Publicado

2010-10-01

Como Citar

VENÂNCIO, A. J. A realidade educacional no contexto do desenvolvimento tecnológico. Revista Processando o Saber, v. 2, p. 09-20, 1 out. 2010.

Edição

Seção

Educação