PUBLICADA NOVA EDIÇÃO 2022 - V. 14

2022-06-06

É com muita satisfação que a Revista Processando o Saber chega à sua 14° edição. Desde a publicação anterior, destacamos neste período o encerramento do isolamento social causado pela pandemia frente ao Coronavírus (COVID-19), enfrentado em todo o mundo e, recentemente, o retorno gradual às atividades presenciais para a maioria das pessoas. Como reflexo, neste exemplar observa-se que cerca de 18% dos artigos publicados têm como tema a pandemia e assuntos relacionados a ela.

Este ano chegamos ao segundo exemplar elaborado completamente por meio da plataforma OJS (Open Journal System). Com isso aprimoramos os processos relacionados à composição da revista e atingimos novas metas como, por exemplo, novos indexadores. Entre eles, um merece destaque: o DOAJ (Directory of Open Acess Journal), desenvolvido na Universidade de Lundna, Suécia e que mantém mais de 14 mil periódicos atualizados. Além disso, é conhecido internacionalmente e, entre dezenas de exigências como diretrizes para aceitação em sua base, determina que o periódico tenha acesso aberto. 

Periódicos de acesso aberto, segundo o próprio DOAJ são aqueles de conteúdo científico/acadêmico que “disponibilizam todo o seu conteúdo gratuitamente, livre de qualquer taxa, sem demora ou exigência de registro do usuário, e atendendo a padrões de alta qualidade, notadamente por meio de revisão por pares ou controle de qualidade editorial”. 

A Revista Processando o Saber já vem buscando, durante seu aprimoramento, seguir não somente esta condição, mas diversas iniciativas que colocam a revista em um grupo de periódicos de alta qualidade editorial, que procura oferecer, por meio do acesso aberto, o conhecimento acumulado em suas publicações para o maior número de pessoas. 

Esperamos que os leitores apreciem os novos artigos publicados. Não poderíamos deixar de registrar nossos agradecimentos aos colaboradores e autores por fazerem a revista existir, mas também por acreditar em nosso trabalho, quando escolheram submeter seu trabalho de pesquisa em nosso sistema. 

Abraços e até a próxima submissão!