PUBLICADA NOVA EDIÇÃO 2025 - V.17

2025-06-06

Anunciamos que, a partir deste ano, a Revista Processando o Saber passa a atribuir o identificador DOI (Digital Object Identifier) a todos os seus artigos.

O DOI é um código alfanumérico único que identifica publicações digitais no formato de um endereço web permanente. Assim, mesmo que o endereço original onde o material foi publicado se torne inacessível, o artigo poderá ser encontrado e acessado.

O DOI facilita a citação das publicações, contribuindo para a avaliação e o reconhecimento do trabalho científico em seu sentido mais amplo, permitindo que o material publicado seja encontrado com mais facilidade e tornando o conhecimento mais bem compartilhado.

A instituição DOI (https://www.doi.org/) é uma fundação sem fins lucrativos. Os responsáveis por atribuir os códigos DOI são agências distribuídas ao redor do mundo, como CrossRef, SciELO, Zenodo, mEDRA, entre outras.

Após um período de pesquisa, a Revista Processando o Saber passa a adotar o Zenodo (zenodo.org) como responsável em atribuir os números DOI.  Encontramos nesta agência características como segurança e gratuidade na atribuição do identificador.

A agência Zenodo hospeda seus arquivos no centro de dados do CERN, (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), em Genebra, em conjunto com os serviços de infraestrutura do instituto OpenAIRE. Essa união garante segurança e disponibilidade ao material hospedado de maneira gratuita, beneficiando e mantendo o alinhamento da revista com o movimento “Ciência Aberta”, que visa o compartilhamento do conhecimento científico de forma mais acessível e colaborativa.

Em paralelo, estamos atribuindo o DOI aos artigos publicados anteriores à 2025, para que eles também possam ser cadastrados no currículo Lattes dos autores. Um tutorial sobre isso pode ser acessado aqui.

Agradecemos todos os participantes e colaboradores pela publicação de mais um exemplar, em especial aos autores que voltaram a publicar neste ano, demonstrando confiança no trabalho da equipe da Revista Processando o Saber. Agradecemos também a todos os integrantes da Equipe Editorial que contribuíram para a publicação de mais uma edição.

 

Prof. Me. Fábio Pessôa de Sá