Qualificação e competência na experiência portuária de santos
Palavras-chave:
Qualificação, Competência, Trabalho, Tecnologia, PortoResumo
Este artigo analisa a percepção dos trabalhadores avulsos do porto de Santos sobre as demandas por competência e qualificação exigidas pelos novos modelos de gestão e novas tecnologias no contexto de suas relações com os operadores privados de terminais portuários. A pesquisa do tipo qualitativa elege para o centro de análise os trabalhadores avulsos que entraram na atividade portuária antes da introdução da lei 8630 e os operadores portuários que atuam na movimentação de contêineres do porto de Santos. As referências para análise foram obtidas por meio de entrevista semiestruturada aplicada a representantes do sindicato dos trabalhadores avulsos, trabalhadores avulsos e chefias médias de operadores privados de terminais portuários que atuam no porto de Santos. A opção teórica recorre a textos de autores que tratam das relações entre educação e trabalho por onde é frequentemente analisada a estrutura de produção, a administração da mão de obra, a questão da qualificação e a formação tecnológica dos trabalhadores. A discussão se desenvolve a partir de três tópicos que contemplam os temas da qualificação e competência, da dinâmica portuária em sua transformação e das necessidades postas para o novo trabalhador portuário.
Downloads
Referências
COSTA, L. R. A Crise do Fordismo e o Embate entre Qualificação e Competência: Conceitos que se Excluem ou que se Complementam? Política & Trabalho Revista de Ciências Sociais n. 26 Abril - p. 127-142, 2007.
DIAS, C. C.; LOIOLA, E.. Conflito, Cooperação e Aprendizado nos Complexos Agroindustriais: O Caso do Instituto Biofábrica de Cacau de Ilhéus – Bahia. Enanpad, 2001.
KOBER, C. M. Qualificação Profissional: Uma Tarefa de Sísifo. Campinas. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, set./dez. 2004.
MANFREDI, Trabalho, Qualificação e Competência Profissional - das Dimensões Conceituais e Políticas. Educ. Soc. v.19 n.64 Campinas set. 1998.
MERTENS, Leonard. Competencia Laboral: sistemas, surgimiento y modelos. Montevideo, CINTERFOR - Centro Interamericano de Investigación y Documentación sobre la Formación Profesional, 1996.
NEVES, M. A.; LEITE, Márcia P. Qualificação e Formação Profissional: um novo desafio. In: LEITE, Márcia P.; NEVES, Magda de A. (Org.) Trabalho, Qualificação e Formação Profissional. São Paulo: Rio de Janeiro: ALAST, p. 9-18. 1998.
TARTUCE, Gisela L.B.Pereira. “O que há de novo no debate “qualificação do trabalho? Reflexões Sobre o Conceito com base nas Obras de Georges Friedmann e Pierre Naville. USP. São Paulo. Dissertação de Mestrado. 2002.
WEYMER, Alex. MACHADO, Clóvis L. da Silva. Cooperação, Competição e Poder entre Organizações do Porto de Rio Grande-RS. Bahia. Enampad, 2006.
WEYMER, Alex. BELMIRO V. J. Castor. As Estratégias de Contratação de Mão de Obra no Setor Portuário à Luz da Teoria da Agência. REBRAE. Revista Brasileira de Estratégia, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 233-245, set./dez. 2009.
WEYMER, Alex. WEYMER Kelly Q. A Metodologia da Análise de Redes na Pesquisa Organizacional: um estudo no setor portuário de Rio Grande/RS.
Revista Eletrônica de Gestão contemporânea, terceira edição. Ano 2.
ZARIFIAN, P. El Modelo de Competencia y los Sistemas Productivos. Montevideo: Cinterfor, 46 p. (Papeles de la Oficina Técnica, 8). 1999.
ZARIFIAN, P. Organização qualificante e modelos de competência: que razões, que aprendizagens? Revista Europeia Formação Profissional N.° 5 Maio - Agosto 1995/II
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2012 Revista Processando o Saber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.