Marketing
qualidade e sustentabilidade
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Consumidor, Concorrência, TendênciasResumo
Este artigo tem como objetivo destacar a importância do analisar e entender o perfil do consumidor para aumentar o prazo de vida útil de qualquer negócio. Isto porque as necessidades do ser humano mudam na medida em que vão sendo de alguma maneira satisfeitas, ou seja, na busca constante por conforto, supostas melhorias vão sendo criadas e novas tendências surgem. Junto desta ferocidade de procuras e ofertas, o consumidor vem aos poucos tendo sua consciência despertada, seja por ações que se voltam à preservação do meio ambiente, ou pela percepção natural de que não necessita tanto de tudo o quanto tem a sensação de precisar. À luz de autores como Philip Kotler, Henry Jekins, Alvin Toffler, Profª Dra Vilma Silva Lima, Prof. Mestre Fabrício Camargo, será analisado como usar as ferramentas de marketing diante deste consumismo desenfreado, no qual a concorrência é acirrada, mas levando em consideração o surgimento do novo consumidor.
Downloads
Referências
AGENDA 21. Disponível em: <http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/agenda21.pdf> Acesso em 28/02/17.
CAMARGO, F. Comportamento do Consumidor. São Paulo. Cruzeiro do Sul Virtual, 2016.
CARVALHO, F. D. Empreendedorismo. São Paulo. Cruzeiro do Sul Virtual, 2016.
CHUEKE, G.V. A importância da análise do ambiente em estratégia. São Paulo. Cruzeiro do Sul Virtual, 2016.
Estocolmo 72. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/estocolmo-72.htm> Acesso em 27/02/17.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KOTLER, P. Marketing 3.0. As forças que estão definindo o novo marketing.
LIMA, V.S. O marketing Global. São Paulo. Cruzeiro do Sul Virtual, 2016.
NERY, J.E. Comunicação: Estratégias e técnicas de comunicação. São Paulo. Cruzeiro do Sul Virtual, 2016.
O QUE FOI A RIO 92? Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conferencia-onu-meio-ambiente-rio-92-691856.shtml> Acesso em 27/02/17.
OS ANOS 70. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/musicacultura/anos_70.htm> Acesso em 27/02/17.
TOFFLER, A. A terceira onda. A morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilização. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2020 Revista Processando o Saber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.