O setor de customer service

um estudo de sua importância nas parcerias e contratos comerciais dos armadores

Autores

  • Tatiana Schmitz de Almeida Lopes Fatec Praia Grande
  • Fernanda Peixoto Coelho Fatec Praia Grande
  • Mariana Ribeiro Torres Fatec Praia Grande

Palavras-chave:

Customer Service, Qualidade, Armadores

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi identificar a importância do Customer Service e a qualidade como diferencial competitivo no âmbito comercial logístico dos três maiores armadores mundiais. Os armadores são aqueles quem transportam a maioria das cargas no comércio internacional, ajudando no desenvolvimento dos países em que passam e configuram peça fundamental no funcionamento e no crescimento da economia. Sendo o mercado globalizado e competitivo, os armadores têm por necessidade desenvolver diferentes estratégias para atrair e reter os clientes. O presente artigo tem como finalidade apresentar as principais atividades do Customer Service no ambiente comercial dos Armadores e de que forma podem contribuir para aprimorar os níveis de serviços e manutenção de parcerias e contratos com os clientes. Assim, com base no entendimento da necessidade de relação empresa e cliente, tem-se a seguinte problemática e pergunta inicial no projeto de pesquisa: Quais as vantagens em aplicar o Customer Service de qualidade aos clientes dos Armadores? A metodologia aplicada a esta pesquisa foi o estudo de caso, através da combinação entre os métodos qualitativos e quantitativos, juntamente com a pesquisa bibliográfica e a pesquisa exploratória descritiva de estudos explorados, utilizando o método dedutivo. E, também foi utilizado um questionário, o qual foi respondido por trinta pessoas, clientes dos Armadores em pesquisa. No decorrer da entrevista foi possível entender que o Customer Service de qualidade é importante fator competitivo e deste modo pode fidelizar os clientes e firmar contratos comerciais aos Armadores.

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Publicado

2020-11-01

Como Citar

LOPES, T. S. de A.; COELHO , F. P.; … TORRES, M. R.; O setor de customer service: um estudo de sua importância nas parcerias e contratos comerciais dos armadores. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 12, 114-135, 1 nov. 2020. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/208. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia em Comércio Exterior