O ensino da linguagem convencional na língua inglesa enfocando o uso de colocações

Autores

  • Cybelle Croce Rocha Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

Convencionalidade, Ensino, Colocações, Língua estrangeira

Resumo

O presente artigo estuda a linguagem convencional e suas diversas formas estruturais, enfatizando o uso das colocações. É, também, mencionado como ocorre o ensino das mesmas, tendo o inglês como língua estrangeira, tanto no Brasil quanto em outros países. O objetivo é conscientizar, principalmente aos professores, à necessidade deste aprendizado já que este não ocorre satisfatoriamente em nossos livros didáticos utilizados em escolas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLERTON, D. J. (1984) Three (or Four) Levels of Word Cooccurrence Restriction, Lingua 63, pp17-40.

AZEVEDO, L. F. (s/d). Deslizes Lingüísticos em Colocações Convencionais, manuscrito.

BAHNS, J. & ELDAW, M. (1993) Should we teach EFL Student Collocations?, System, vol. 21, no. 1, pp 101-114.

BENSON, M. , Benson, E. & Ilson, R. (1997) The BBI Combinatory Dictionary of English – A Guide to Word Combinations, Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins.

BLUM-KULKA, S. (1982) Learning to say What You Mean in a Second Language: A Study of the Speech Act Performance of Learners of Hebrew as a Second language. Applied Linguistics, vol. III, pp 29-59, pp 699-710.

CELCE-MURCIA, M. (1995) The Elaboration of Sociolinguistic Competence: Implications for Teacher Education. In Georgetown University Round Table of Languages and Linguistics 1995, pp 699-710.

FERREIRA, Aurélio (1999) Novo Aurélio. O Dicionário da Língua Portuguesa. Século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

FIRTH, J. (1957) A synopsis of linguistic theory 1930-1955. In Studies in Linguistic Analysis. Oxford: Philological Society. Reeditado em F. Palmer (ed.) 1968, Selected Papers of J. R. Firth. Harlow: Longman.

HILL, J. (1999) Collocational Competence. English Teaching Professional, Issue Eleven, April, 1999.

HOWARTH, P. (1998) Phraseology and Second Language Proficiency. Applied Linguistics 19/1, 24-44. Oxford: Oxford University Press.

JAWORSKY, A. (1990) The Acquisition and perception of formulaic language and foreign language teaching. Multilingua 9-4, pp 397-411.

LEWIS, M. (1993) The Lexical Approach. The State of ELT and a Way Forward. London: LTP Teacher Training.

Publicado

2003-10-01

Como Citar

ROCHA, C. C. O ensino da linguagem convencional na língua inglesa enfocando o uso de colocações. Revista Processando o Saber, v. 1, p. 27-50, 1 out. 2003.

Edição

Seção

Educação