A gestão do conhecimento no processo de integração organizacional: o caso da Votorantim cimentos

Autores

  • Antonio Carlos Estender Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
  • Helio Fonseca Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)
  • Sérgio Ulisses Lage Fonseca Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
  • Fernando Ribeiro Santos Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Capital intelectual, Informações

Resumo

A gestão do conhecimento é uma ferramenta a mais no fator de sucesso e diferencial competitivo das organizações. Conforme Bukowitz (2002), a gestão do conhecimento é o processo pelo qual a organização gera riqueza (ou valor), a partir do seu conhecimento ou capital intelectual. Bukowitz (2002) também destaca que o capital intelectual ou conhecimento é qualquer coisa valorizada pela organização que esteja contida nas pessoas, ou seja, derivada de processos, de sistemas e da cultura organizacional – conhecimento e habilidades individuais, normas e valores, base de dados, metodologias, softwares, know-how, licenças, marcas e segredos comerciais. O presente trabalho aborda o desenvolvimento, implantação e controle da gestão do conhecimento na Holding Votorantim Cimentos, com a obtenção de resultados expressivos na organização. O projeto abrange a criação de um sistema que aborda comunidades de prática, um repositório eletrônico de informações, uma área de ensino a distância e um módulo relativo a pessoas em que deverão ser inseridos os currículos de cada participante, bem como suas competências. A criação deste sistema tem o enfoque da Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2010-10-01

Como Citar

ESTENDER, A. C.; FONSECA, H.; FONSECA, S. U. L.; SANTOS, F. R. A gestão do conhecimento no processo de integração organizacional: o caso da Votorantim cimentos. Revista Processando o Saber, v. 2, p. 53-76, 1 out. 2010.

Edição

Seção

Tecnologia em Gestão Empresarial