Experiences in emergency remote education

challenges and (im)predictability supported by complex thinking

Authors

Keywords:

Emergency Remote Education, Digital Technologies, Teacher Training

Abstract

Emergency Remote Education (ERE) has been the alternative for many federal public universities, since the normative guidelines of the Ministry of Education (MEC), given the rapid infection with the new Coronavirus (COVID-19). Thus, our proposal, in this article, is to present, through a critical reflection, considerations about the application and the use of digital technologies in Emergency Remote Education (ERE) as a way to contribute to teacher education for diverse contexts, taking into account our teaching and learning experience during this period. The theoretical and methodological path took place at the interface between Theory of Complexity, as proposed by Morin (2007) and Moraes (2007) and the bias of Digital Literacy studies, according to Soares (2002, 2014) and Multiletramentos, according to Coscarelli (2007). As a result, we understand that digital technologies can serve as a springboard for teaching practice in the period of Emergency Remote Teaching (ERE), but it requires a systemic thinking with a view to complex thinking in order to account for emergent complications and unpredictabilities.

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Author Biographies

Lucas Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Pará

É licenciado/bacharel em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) (2007), mestre em Linguística, área de concentração - Estudos Linguísticos, linha de pesquisa - Linguagem e Discurso - pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2010) e doutor em Linguística Aplicada, área de concentração Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa - Linguagens, Culturas e Identidades, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2018). Atualmente, é professor do curso de Letras - Inglês na Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantins/Cametá, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras - Inglês e pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos do Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) (CNPq/UFPA). Foi professor de nível superior tecnológico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), ministrando a disciplina de língua inglesa aos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação e Mecatrônica. Também, foi docente B1 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), onde ministrou disciplinas nos cursos de Letras, Turismo, Hotelaria e Direito. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria, ensino de línguas, discurso, educação, discurso pedagógico e tem adotado o viés dos estudos do discurso, da psicanálise e da desconstrução para estudar políticas de exclusão ou inclusão de moradores de rua; tema central de sua pesquisa no doutorado

Doctor, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, ambos na linha de pesquisa de Linguagem, Tecnologia e Educação. Graduada em 1992 em Letras: Português/Inglês com habilitação em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-americana e em 1993 em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pelo Instituto Metodista de Ensino Superior. Atuou no curso de Letras da PUC Campinas de 2014 a 2016, na graduação da FATEC Praia Grande por 6 anos. De 2012 a junho de 2013 atuou como coordenadora geral de tutoria do curso Inglês Online da EVESP/SEE e Fundação Padre Anchieta. Foi professora de língua inglesa na graduação da Universidade Metodista e coordenou os cursos presenciais de Letras e Tradutor e Intérprete por 6 anos e o curso de Letras a distância por 1 ano. Lecionou no ensino fundamental e médio dos colégios Metodista de São Bernardo do Campo e São Vicente de Paula.Atualmente é professora efetiva de Linguística Aplicada e ensino de língua inglesa na Universidade Federal de Alagoas na FALE e realizou a coordenação pedagógica de Inglês do Programa de Línguas Estrangeiras no Interior em 2019 e do Idiomas sem Fronteiras em 2020. Estuda a teoria da complexidade, a formação tecnológica, o desenho de material didático para o ensino de línguas em contexto presencial e a distância, educação crítica e multiletramentos participando dos grupos de pesquisa: Letramentos, Educação e Transculturalidade (UFAL), Observatório da língua em uso (UFAL) e Elang (UNICAMP).

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Published

2021-06-09

How to Cite

LOPES, L. R.; … PITOMBEIRA, C. V.; Experiences in emergency remote education: challenges and (im)predictability supported by complex thinking. Revista Processando o Saber, v. 13, 229-238, 9 jun. 2021. Available at: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/175. Accessed: 26 dec. 2024.