A internet como ferramenta do marketing de relacionamento: estudo de caso de uma instituição educacional da cidade de São Paulo
Palavras-chave:
Internet, Marketing de relacionamento, Instituição escolarResumo
O tema do trabalho é sobre o uso da internet como ferramenta do marketing de relacionamento em uma instituição educacional. O objetivo deste estudo é verificar as ferramentas virtuais utilizadas no marketing de relacionamento de uma instituição de ensino e destacar a importância do relacionamento nas instituições de ensino. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica e estudo de caso com a aplicação de um questionário ao gerente de comunicação do Colégio Bilac. Conclui-se com a análise que o uso da internet fortalece o marketing de relacionamento e proporciona vantagem competitiva à empresa que a utiliza de forma correta.
Downloads
Referências
BRETZKE, Miriam. Marketing de relacionamento e competição em tempo real: Com CRM (Customer Relationship Management). São Paulo: Atlas, 2000.
BRONDMO, Hans Peter. Fidelização: como conquistar e manter clientes na era da Internet. Tradução de Bazán Tecnologia e Linguística. São Paulo: Futura, 2001.
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
COBRA, Marcos. Serviços: como construir valor para o cliente. São Paulo: Cobra, 2004.
COBRA, Marcos. Marketing educacional: ferramentas de gestão para instituições de ensino. São Paulo: Cobra, 2004.
COSTA, Gilberto Cézar Gutierrez. Negócios eletrônicos: Uma abordagem estratégica e gerencial. Curitiba: Ibpex, 2007.
FERREL, O.C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. 4.ed. Tradução All Tasks, Marleine Cohen. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
GORDON, Ian. Marketing de relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar clientes e mantê-los para sempre. Tradução de Mauro Pinheiro. São Paulo: Futura, 1998.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução Monica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes, Claudia Freire. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Tradução Cristina Yamagami. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informação com Internet. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos S.A., 1999.
LIMEIRA, Tânia M. Vidigal. E-Marketing: o marketing de relacionamento na internet com casos brasileiros. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
LUCK, Heloísa. Concepções e Processos Democráticos de gestão educacional. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
MINADEO, Roberto. 1000 perguntas Marketing. Rio de Janeiro: Rio, 2005.
STERNE, Jim. World Wide Web Marketing: Integrating the web into your marketing strategy. 3.ed. U.S.A.: John Wiley & Sons, 2001.
TELLES, André. A revolução das mídias sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M Books do Brasil, 2010.
VIANA, Francisco. De cara com a mídia: Comunicação Corporativa, relacionamento e cidadania. São Paulo: Negócio, 2001.
ZENONE, Luiz Claudio. Marketing de gestão & tecnologia. São Paulo: Futura, 2003.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2013 Revista Processando o Saber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.