Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles

Autores

  • Maria Claudia Nunes Delfino Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

Linguística de Corpus, Atividades Didáticas, Itens Lexicais, Música

Resumo

O trabalho teve como objetivo principal utilizar uma abordagem baseada em Linguística de Corpus na produção de atividades didáticas baseadas em letras de música, a fim de estimular a construção do conhecimento do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se um corpus composto por letras de músicas da banda Beatles. A frequência lexical desse corpus foi contrastada à frequência lexical de outras variedades de manifestação da língua inglesa. Sendo assim, o trabalho encontrou suporte teórico na Linguística de Corpus, adotando as principais noções apresentadas Berber Sardinha (2004), Halliday (1993) e Sinclair (1991). Ao tratar-se de concordâncias para ensino, considerou-se, mais especificamente, os trabalhos de Berber Sardinha (2011), Bertóli-Dutra (2002, 2010) e Dantas (2012). Para o desenvolvimento desta pesquisa coletou-se um corpus de estudo com 34.000 palavras presentes em 202 canções da banda Beatles em inglês. As ocorrências lexicais mais frequentes desse corpus foram contrastadas às ocorrências mais frequentes da versão on-line do BNC. Dentre os itens lexicais encontrados, recorrentes nos dois corpora, selecionaram-se dois: for e to, para o preparo de atividades que despertassem a capacidade investigativa do aluno, visando a resgatar o lugar da música como auxiliar de ensino em sala de aula de uma maneira alternativa, com o uso de concordâncias. Uma vez tratadas como corpus, as letras de música trazem principalmente, usos típicos da língua.

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Referências

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

DELFINO, M. C. N. Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles. Revista Processando o Saber, v. 8, p. 81-99, 1 out. 2016.

Edição

Seção

Comunicação