Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles

Autores

  • Maria Claudia Nunes Delfino Faculdade de Tecnologia de Praia Grande

Palavras-chave:

Linguística de Corpus, Atividades Didáticas, Itens Lexicais, Música

Resumo

O trabalho teve como objetivo principal utilizar uma abordagem baseada em Linguística de Corpus na produção de atividades didáticas baseadas em letras de música, a fim de estimular a construção do conhecimento do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se um corpus composto por letras de músicas da banda Beatles. A frequência lexical desse corpus foi contrastada à frequência lexical de outras variedades de manifestação da língua inglesa. Sendo assim, o trabalho encontrou suporte teórico na Linguística de Corpus, adotando as principais noções apresentadas Berber Sardinha (2004), Halliday (1993) e Sinclair (1991). Ao tratar-se de concordâncias para ensino, considerou-se, mais especificamente, os trabalhos de Berber Sardinha (2011), Bertóli-Dutra (2002, 2010) e Dantas (2012). Para o desenvolvimento desta pesquisa coletou-se um corpus de estudo com 34.000 palavras presentes em 202 canções da banda Beatles em inglês. As ocorrências lexicais mais frequentes desse corpus foram contrastadas às ocorrências mais frequentes da versão on-line do BNC. Dentre os itens lexicais encontrados, recorrentes nos dois corpora, selecionaram-se dois: for e to, para o preparo de atividades que despertassem a capacidade investigativa do aluno, visando a resgatar o lugar da música como auxiliar de ensino em sala de aula de uma maneira alternativa, com o uso de concordâncias. Uma vez tratadas como corpus, as letras de música trazem principalmente, usos típicos da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTHONY, L. AntConc Homepage, 2012. Disponível em:

<http://www.antlab. sci.waseda.ac.jp/ ntconc_index.html>. Acesso em 27 jan. 2014.

BERBER SARDINHA, T. Linguística de corpus: histórico e problemática. Delta, v.16, n.2, 2000

BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus. São Paulo: Manole, 2004.

BERBER SARDINHA, T. Pesquisa em Linguística de Corpus com Wordsmith Tools (1ª ed.). Mercado de Letras, 2009.

BERBER SARDINHA, T. Como usar a Linguística de Corpus no ensino de língua estrangeira. Por uma Linguística de Corpus Educacional Brasileira. In: Corpora no Ensino de Línguas Estrangeiras - Como Usar a Linguística de Corpus no Ensino de Língua Estrangeira: por uma Linguística de Corpus Educacional Brasileira. Hub Editorial, 2011.

BERTÓLI-DUTRA, P. Explorando a Linguística de Corpus e Letras de Música na Produção de Atividades Pedagógicas. Dissertação de mestrado. PUC-SP. 2002.

BERBER SARDINHA, T. Linguagem da Música Popular Anglo-Americana de 1940 a 2009. Tese de doutorado. PUC-SP, 2010.

DANTAS, W.M. Erros de Escrita em Inglês por Brasileiros: Identificação, Classificação e Variação entre Níveis. Dissertação de mestrado. PUC-SP, 2012.

HALLIDAY, M. A. K. Quantitative studies and probabilities in grammar. In: M. Hoey (Ed.), *Data Description Discourse - Papers on the English language in Honour of John McH Sinclair on his Sixtieth Birthday* (1-25). London: HarperCollins, 1993.

MISHAN, F. Designing Authenticity into Language Learning Materials. Bristol: Intellect Books, 2005.

SINCLAIR, J. Corpus, Concordance, Collocation. Oxford: Oxford University Press, 1991.

Publicado

2016-10-01

Como Citar

DELFINO, M. C. N.; Linguística de corpus: produção de atividades pedagógicas com base na musicografia dos Beatles. Revista Processando o Saber, [s. l.], v. 8, 81-99, 1 out. 2016. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/70. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicação