Contact center inteligente: o novo modelo de atendimento ao cliente
Palavras-chave:
Serviço de Atendimento ao Cliente, SAC, Customer Relationship Management, CRM, Contact CenterResumo
Este estudo tem como objetivo analisar os problemas existentes e os motivos geradores de insatisfação dos consumidores perante os serviços oferecidos pelas organizações e as possíveis soluções de Tecnologia da Informação (TI) capazes de gerar melhorias nos processos de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e, portanto, aumentar a satisfação dos clientes. Para isto, o trabalho apresentará o conceito de Customer Relationship Management (CRM), Omnichannel, Call e Contact Centers. Para a comprovação dos benefícios da implantação de uma solução inteligente no Contact Center, será realizada uma análise de dados para diagnóstico à luz da perspectiva dos consumidores: quanto ao serviço de atendimento e quais são os impactos que a satisfação gera para as empresas.
Downloads
Referências
ANDERSON, E. W., FORNELL, C., LEHMANN, D. R. Customer Satisfaction, Market Share, and Profitability: Findings from Sweden. Journal of Marketing, v. 58, n. 3, jun. 1994.
ATENTO. O setor das telecomunicações perante a transformação digital na América Latina. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=GONZ%C3%81LES%2C+Juan+Manuel .+Experi%C3%AAncia+do+cliente+e+estrat%C3%A9gia+omnichannel%3A+as+chaves+para+a+moderniza%C3%A7%C3%A3o.+2015.+FROST+%26+SULLIVAN+%E2%80%93+America+Latina.&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gfe_rd=cr&ei=BCzpV4c6jqrzB7fOlsgB#>. Acesso em 26 ago. 2016.
BEZERRA, I. S. Qualidade do ponto de vista do cliente. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2013.
BRASIL. Lei nº 8.078/90. Estabelece as normas de proteção e defesa do consumidor. Presidência da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 11 set. 1990.
BRASIL. Portaria nº 2014/08. Regulamenta as normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC por telefone. Ministério da Justiça. Brasília, DF, 13 out. 2008.
CAMARANO, L. CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente: Uma abordagem prática. 2002. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências da Computação). Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras, Lavras (MG), 2002.
FADER, P. Foco no Cliente Certo: como repensar a relação com o cliente e dedicar-se àqueles mais valiosos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
FORRESTER RESEARCH. The Total Economic Impact of the Genesys Omnichannel Engagement Center Solution. Disponível em: <http://www.genesys.com/about-genesys/newsroom/news/research-shows-omnichannel-engagement-solutions-deliver-big-financial-returns>. Acesso em 24 mai. 2016.
FREEMANTLE, D. Incrível atendimento ao cliente. São Paulo: Makron Books, 1994.
HITT, M. A., IRELAND, R. D., HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica: Competitividade e Globalização. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
KINCAID, J. W. Customer Relationship Management: Getting it Right. New Jersey: Prentice Hall, 2003.
KOTLER, P. Marketing Management: Analysis, Planning, Implementation, and Control. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 1999.
KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.
KOTLER, P., KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
MACHADO, P. Desvendando o Marketing, 2011. Disponível em: <http://paulomachado.com/2011/02/desvendando-o-marketing/>. Acesso em 10 abr. 2016.
MADRUGA, R. A História do Telemarketing e Call Center: da fase artesanal ao canal de relacionamento. Disponível em: <http://www.conquist.com.br/blog-e-artigos/a-historia-do-telemarketing-e-call-center-da-fase-artesanal-ao-canal-de-relacionamento/>. Acesso em 15 abr. 2016.
MAIA, M. P. F. A Tecnologia da Informação como fator de sobrevivência e vantagem competitiva. Revista Eletrônica Machado Sobrinho, 2013.
MANCINI, L. Call Center: estratégia para vencer. São Paulo: Summus, 2006.
MICROSOFT. Global State of Multichannel Customer Service Report. Disponível em: <https://www.microsoft.com/en-us/dynamics/omnichannel-trends-report>. Acesso em 12 dez. 2015.
PIEDADE, A. G. S. A influência da liderança no desempenho de atendentes em contact centers. 2011. 170f. Dissertação (mestrado profissional). Universidade Federal da Bahia. Escola de Administração. Salvador, 2011.
POLIT, D. F., HUNGLER, B. P. Nursing research: principles and methods. Philadelphia: J. B. Lippincott, 1987.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
RAJOLA, F. Customer Relationship Management: Organizational and Technological Perspectives. New Deli: Springer, 2009.
RICHERS, R. Marketing: uma visão brasileira. São Paulo: Negócio, 2000.
SALOMON D. V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes; 2004.
TAKEUCHI, H., NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
YONAMINE, J. S. G. O setor de call centers e métodos quantitativos: uma aplicação da simulação. 2004. 117f. Dissertação de Mestrado (Administração). Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Rio de Janeiro, 2006.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2018 Revista Processando o Saber
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Processando o Saber e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.